Cotidiano

TRE faz recadastramento biométrico em 60 cidades do Estado

Hoje, o Estado conta com 7.864.695 eleitores e 30% deles já fizeram a biometria

Cascavel – No pleito municipal do próximo ano 55% dos eleitores paranaenses vão votar pelo sistema biométrico, ou seja, serão identificados pelas digitais e não mais pelo título convencional. No total, 60 dos 399 municípios do Estado estarão aptos para usar o método, considerado de suma importância para evitar eventuais fraudes nas urnas.

Hoje, o Estado conta com 7.864.695 eleitores e 30% deles já fizeram a biometria. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) continua a fazer o recadastramento nos Fóruns Eleitorais das respectivas comarcas e o trabalho, após alguns percalços por falta de equipamentos, segue agora um ritmo normal.

Em Cascavel, por exemplo, onde ontem à tarde o Fórum Eleitoral fez plantão, já foram recadastrados quase 150 mil de um total de 204 mil eleitores. Até o fim do processo (29 de janeiro) a cidade precisará cadastrar no mínimo 200 mil para que o sucessor do prefeito Edgar Bueno seja escolhido em dois turnos.

Trabalho está sendo feito em etapas

O recadastramento biométrico no Paraná foi dividido em etapas. A primeira fase contemplou 20% do eleitorado estadual, o que corresponde a 1.523.057 eleitores. Algumas cidades tiveram o prazo prorrogado.

Os eleitores de Almirante Tamandaré, Pinhais, Campo Magro, Cambé, Toledo, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu ainda podem fazer o recadastramento até 30 de novembro. Os de Colombo, Paranaguá, Apucarana, Cambira, Nova Itacolomi, Guarapuava e Campina do Simão têm prazo até 31 de dezembro. Já os de Cascavel, Santa Tereza, Lindoeste e Ponta Grossa tiveram o prazo estendido até 29 de janeiro.

Já a segunda fase compreenderá 14 municípios, totalizando 725 mil eleitores, aproximadamente 10% do eleitorado do Estado.