Cotidiano

TRE apreende 600 mil adesivos e 35 mil panfletos de Freixo

RIO – Uma operação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) apreendeu, na tarde desta quarta-feira, pelo menos 600 mil adesivos, 35 mil panfletos e 2 mil santinhos de Marcelo Freixo (PSOL) numa gráfica em Niterói e no comitê de campanha do candidato, da Lapa.

De acordo com o juiz responsável pela fiscalização eleitoral, Marcelo Rubiolli, há suspeita de que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (SintUFF) tenha pago pelo material do candidato do PSOL. O magistrado disse que o sindicato consta como contratante na ordem de serviço apresentada pela gráfica e que na descrição estão as palavras “panfleto Freixo + PEC 241”, em referência à proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos do governo federal. Freixo tem feito críticas a proposta, que poderia impactar o orçamento da saúde e educação.

O sindicato negou qualquer irregularidade.

O magistrado disse que há indícios de abuso de poder econômico, caso o sindicato tenha pago pela impressão. Ele também apontou irregularidades na tiragem informada nos santinhos, que correspondia a 150 mil adesivos, enquanto que a gráfica teria rodado cerca de 600 mil.

– O sindicato não pode pagar pelo material. Como sabemos, pessoas jurídicas não podem mais doar nessa campanha, somente pessoas físicas. Há um indício de doação ilegal e caixa dois, o que pode levar a cassação do registro de candidatura – disse o juiz.

Os fiscais também encontraram um e-mail atribuído a um representante do sindicato com a data de terça-feira (18). Na mensagem enviada à gráfica, o membro do SintUFF informa que o material é “independente” e que não deve entrar no orçamento da campanha.

Rubiolli afirmou que o caso será encaminhado para investigação da Polícia Federal e do Ministério Público (MP) eleitoral.

A campanha do candidato do PSOL ainda não se pronunciou sobre o assunto.