Política

Transporte gratuito a pacientes com câncer

Parte da renovação da Câmara de Vereadores de Cascavel, Pedro Sampaio (PSDB) acompanha de perto o que acontece nas comissões de Justiça e Redação, Direito do Consumidor e Fiscalização do Servidor Público e Cultura e Esporte, como membro de cada uma delas. A experiência no Direito e a influência familiar fez com que as raízes políticas tomassem forma. Eleito com 3.159 votos em outubro de 2016, Sampaio diz que vai seguir os próximos anos de olho no cumprimento da lei.

Menina dos olhos

“Projeto de lei, que ainda está em andamento, prevê a gratuidade no transporte coletivo urbano para pacientes em tratamento contra o câncer em Cascavel. Esta matéria é a ‘menina dos olhos’ do meu mandato e venho trabalhando com as empresas de transporte coletivo para por isto em prática. O objetivo é fornecer [a passagem de ônibus] de graça a este público, sem mexer no preço da tarifa. É um projeto que dou muita atenção, e felizmente, já passou nas comissões [da Câmara de Vereadores]”.

Para acompanhantes

“A gratuidade também pode se estender aos acompanhantes dos pacientes no dia específico do tratamento, com horário determinado. A proposta define ainda que somente os pacientes com renda de até dois salários mínimos e que comprove residência em Cascavel terão este benefício. Com isso, dos 700 pacientes em tratamento hoje no município, em torno de 300 poderão aderir à gratuidade. Vale lembrar que este projeto surgiu quando participei de um programa de rádio e uma ouvinte pediu, ao vivo, ajuda para levar a mãe até o local onde fazia o tratamento da doença, pois não tinha dinheiro para isso”.

Cadeirantes

“Há também um projeto de lei que prevê a reserva de vagas a cadeirantes em espaços esportivos. Neste caso, somente o Estádio Olímpico Regional cumpre com a determinação, diferentemente dos ginásios de esporte do município, que ainda não se adequaram. É uma questão que precisamos torná-la realidade em Cascavel”.

 

 Gratuidade pode se estender a acompanhantes

Intervenção no esporte

“A Comissão de Cultura e Esporte, que faço parte junto com os vereadores Serginho Ribeiro e Romulo Quintino, aguarda parecer jurídico da prefeitura quanto à exploração de publicidade no centro da quadra do Ginásio da Neva, que hoje não tem estrutura para receber os jogos da Chave Ouro, competição em que o Cascavel Futsal participa. Isso foi necessário porque como o imóvel é público não se pode explorá-lo de forma particular”.

Solução

"Solicitamos ao prefeito Leonaldo Paranhos e também ao secretário da pasta, Walter Parcianello, solução a este impasse. O Ginásio da Neva é a casa do Cascavel Futsal e melhorá-lo vai movimentar também outros setores da economia local, visto que com os jogos, muitas pessoas virão de fora para assisti-los e acompanhar o campeonato”.

Pensando nos bebês

“Várias mães solicitaram a instalação de fraldários em locais públicos e privados de Cascavel. Esta é uma questão muito importante, principalmente se pensarmos na saúde do bebê. O projeto de lei foi feito e onde havia uma pena pecuniária, estamos revisando para que, ao invés de uma obrigação, ter fraldários nestes espaços seja algo cultural”.

Transparência na educação

“Um dos projetos de lei mais importantes feito em parceria com outros vereadores foi o que determina mais transparência na fila dos Cmeis [Centros Municipais de Educação Infantil]. Para este ano, aguardamos respostas de um ofício encaminhado para a prefeitura quanto à aplicação da lei. Esta é uma forma de acabar com o ‘jeitinho brasileiro’, trazendo bons resultados”.

Projeto 6/12

“Ser vereador é concretizar um sonho, que pretendo cumprir até o fim do mandato. Tenho um projeto de 6 para 12, ou seja, em 12 anos pretendo passar pela Assembleia Legislativa [do Paraná] e depois chegar até Brasília como deputado federal, seguindo os passos de meu avô parlamentar Pedro Artur Sampaio”.