Cotidiano

Transporte escolar: concluída a vistoria de 31 veículos da área rural, Transitar inicia nesta quarta a inspeção das vans urbanas

Da frota vistoriada hoje (2), cinco carros ficaram pendentes de regularização

Transporte escolar: concluída a vistoria de 31 veículos da área rural, Transitar inicia nesta quarta a inspeção das vans urbanas

O setor de Transportes Alternativos da Transitar e a Divisão de Gestão de Trânsito concluíram na tarde de hoje (2) a primeira vistoria deste ano do transporte escolar rural de Cascavel. Dos 33 veículos informados pela Secretaria de Educação, dois não compareceram à inspeção para este primeiro semestre; das 31 vistorias realizadas pelos agentes de trânsito, cinco precisam retornar com alguma regularização até sexta-feira (5). Amanhã (3) e quinta (4) os trabalhos têm continuidade no Terminal Rodoviário de Cascavel com as vans que fazem o transporte escolar urbano.

De acordo com o encarregado do setor de Transportes Alternativos, Claudinei Andrade, no primeiro dia de vistoria – ontem (1) – foram inspecionados 11 veículos da Empresa Colibri. Dez receberam o selo de aprovação na hora e um ficou pendente de regularização. Esse já reapresentou hoje (2) o veículo com o problema corrigido. O tacógrafo estava com o disco errado.

Nesta tarde (2) a Empresa MLC compareceu e teve 15 veículos aprovados; dois não compareceram e cinco ficaram pendentes de regularização. “São pendências relacionadas a limitador de janela fora do padrão; falta de martelinho quebra-vidro; extintor com capacidade diferente; pisca-pisca queimado; falta de cópia de alguns documentos necessários, entre outras de fácil solução”, detalha Claudinei Andrade.

Os veículos só podem transportar estudantes com tudo em dia, o que lhe dá a condição de receber o selo da Transitar para o  semestre; é pelo selo visível no para-brisa que o passageiro pode conferir se o carro está apto a realizar o serviço.

Transporte urbano

Hoje Cascavel tem 105 permissionários no Transporte Escolar Urbano. Devido à pandemia e à redução de demanda de alunos, apenas 87 informaram que voltarão às atividades neste primeiro semestre. Esses deverão passar obrigatoriamente pela inspeção.

A vistoria desses veículos que transportam alunos das redes pública e privada – municipal, estadual e universidades – será realizada nesta quarta (3) e quinta (4) das 8h às 10h e das 13h às 15 horas, conforme a divisão feita pelo setor de Transportes, nas plataformas do Terminal Rodoviário de Cascavel.

 

Fonte: Secom