Policial

Transporte e segurança das urnas preocupa autoridades

O transporte das máquinas para os locais de votação iniciará na quarta-feira, dia 28, por determinação do TRE

Cascavel – Representantes das polícias Militar, Civil e Federal, da Guarda Municipal, da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) e autoridades ligadas à Justiça Eleitoral se reuniram na tarde de ontem, no Fórum Eleitoral de Cascavel, para debater questões relacionadas à segurança na semana que antecede o pleito municipal.

O principal ponto de discussão durante o encontro foi a segurança dos locais de votação, que começarão a receber as urnas eletrônicas quatro dias antes da data da eleição. Dessa forma, o patrulhamento nestes pontos deverá ser reforçado por mais tempo, exigindo um esforço e um efetivo maior da PM. A Guarda Patrimonial também irá auxiliar no reforço da segurança.

Ao contrário do que ocorria nas eleições anteriores, quando as urnas eram levadas para os colégios eleitorais no dia anterior ao pleito, o transporte das máquinas para os locais de votação iniciará na quarta-feira, dia 28, por determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Como de praxe, o translado das urnas ficará a cargo dos Correios.

A decisão de levar os equipamentos muito tempo antes gera preocupação à PM, já que as escolas e os colégios da cidade são bastante vulneráveis à ação de marginais. “Essa determinação gera preocupação. Diferente dos últimos anos, teremos que empregar um efetivo maior para garantir a segurança destes locais”, comentou o tenente-coronel, Eudes Camilo da Cruz, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar.

Para evitar furtos e danos às urnas, a PM irá montar um esquema especial nos 94 locais de votação. Nos considerados críticos, mais propensos a arrombamentos, um policiais será designado para fazer a segurança. Nos demais pontos, equipes da PM e da Guarda farão patrulhamentos constantes.

Reforço no efetivo

Para não desguarnecer o patrulhamento de rotina, policiais que trabalham no setor administrativo do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), também serão utilizados no efetivo especial na semana que antecede a eleição. Equipes do Pelotão de Choque, da Rotam e da Rocam irão auxiliar nas rondas ostensivas nos colégios eleitorais. Nas cidades de Lindoeste e Santa Tereza do Oeste, que fazem parte da comarca eleitoral de Cascavel, a PM também montará um esquema especial de segurança. Um oficial da corporação será designado para cada cidade para coordenar o patrulhamento.