Cotidiano

Transporte: Decreto dobra validade de créditos

 A Prefeitura de Toledo aumentou de seis meses para um ano a validade dos créditos do cartão transporte público. A mudança foi proposta após uma reunião com os representantes da empresa Sorriso, concessionária do serviço. A nova regra entrou em vigor ontem, quando o prefeito Lucio de Marchi assinou a alteração do Decreto 293/2014, que dispõe sobre o sistema de bilhetagem eletrônica no serviço público de transporte coletivo de passageiros.

Conforme o decreto, o cartão é recarregável e o prazo de validade dos créditos nele armazenados será de 12 meses contados da data de aquisição, sendo cancelados no 1º dia do 13° mês. Os créditos comprados antes continuam valendo.

Desde a implantação no sistema de integração temporal, ocorrido no mês de dezembro, passageiros que estiverem se deslocando de um bairro a outro da cidade podem desembarcar em um ponto central e, com uso do cartão eletrônico, poderão embarcar em outro ônibus sem a necessidade de pagar outra passagem. Assim não precisarão passar pelo terminal de ônibus e com isso diminuirão o tempo do percurso. Os passageiros têm até 80 minutos para pegarem outro coletivo sem a necessidade de realizar o pagamento.

Conforme o secretário da Administração Moacir Neodi Vanzzo, a medida vai permitir que o passageiro que não usa diariamente o serviço tenha mais tempo antes da expiração dos créditos, uma demanda solicitada pelos próprios passageiros. “O objetivo é melhorar a qualidade do serviço público para o usuário. Importantes frisar que se trata da validade dos créditos, o cartão não vence”.