Cotidiano

Transporte coletivo: Sindicato anuncia greve a partir de segunda-feira

Dentre as reivindicações dos funcionários estava o aumento de 15% no salário

Cascavel – “Foram esgotadas todas as possibilidades de negociações e a greve começa na segunda-feira”.

Essa foi a afirmação do presidente do Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Cascavel), Nelson Mendes de Borba. A paralisação foi definida na quinta-feira (7), durante assembleia em frente às garagens das empresas Viação Capital e Pioneira.

Segundo o presidente, desde o dia 20 de dezembro as empresas já foram notificadas do indicativo de greve.

“Até então permanecíamos em negociação, mas como não houve consenso, vamos parar. Não há um horário específico, mas já está certo que os ônibus deixarão de circular na segunda-feira”.

Dentre as reivindicações dos funcionários estava o aumento de 15% no salário e 50% no vale-alimentação.

“Esse valor inclui o índice da inflação e mais um aumento real de 5%. As empresas ofereceram apenas o índice, além de ignorar as cláusulas sociais da nossa pauta”.

Conforme Nelson, benefícios à categoria, como plano de saúde, não foram nem cogitados.

“A lei determina que 30% dos veículos circulem, mas vamos tentar parar 100%, com mobilizações inclusive”.

Outro ponto bastante criticado é o PDV (Plano de Demissão Voluntária) dos antigos cobradores. Segundo Nelson, os trabalhadores estão parados desde a implantação da bilhetagem eletrônica.

“Eles propuseram um acordo de que o funcionário solicitasse a dispensa do trabalho, mantendo os direitos. A reivindicação da categoria era de que, além dos cobradores que foram remanejados para outras funções, outros 50% permanecessem empregados”.

Mas, de acordo com o presidente, a proposta é de que apenas 30% seriam mantidos nas empresas, incluindo os que já estão em outras funções.

Alternativo

Com o anúncio da greve do transporte público anunciado para a próxima segunda-feira, a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) fará hoje, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 até as 17h, o cadastramento de interessados em fazer o transporte alternativo.

O interessado deverá comparecer na Cettrans com os documentos do veículo e do condutor para cadastro e vistoria veicular. Segundo o Decreto 12.127, de 2014, o valor máximo estipulado para o transporte é de R$ 5 por passageiro.