Cotidiano

Transpetro, subsidiária da Petrobras, quer clientes além da estatal

RIO – A Transpetro, subsidiária da Petrobras, está buscando novos clientes além da estatal. Antonio Rubens Silva Silvino, presidente da Transpetro, informou que já está conversando com várias empresas. Além disso, o executivo informou outra dado curioso: atualmente a subsidiária é responsável por apenas 38% do transporte marítimo da Petrobras. Silvino participou do Rio Oil & Gas, feira de petróleo que acontece no Rio.

? Já estamos conversando. Tem muita empresa consultando. Não há negócio fechado. Estamos em transição. Estamos arrumando a nossa infraestrutura para viabilizar isso. Pode vir uma empresa de petróleo que queria fazer alívio de navios com a Transpetro. E queremos ser capaz de atender além de Petrobras. Pode ser que tenham empresas do Sindicom (sindicato dos postos) que queiram contratar transporte de cabotagem com a gente. Uma hipótese: a Petrobras pode virar e não fazer cabotagem para esse período. E estamos pronto para atender – disse ele.

O executivo lembrou ainda que está renegociando o contrato de manutenção e operação com a Brookfield, dona da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), até então controlada pela Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa na qual era comandada pela Petrobras. Segundo ele, o novo contrato deverá ter duração de cinco anos.

? A NTS está negociando com a gente um contrato novo, já que a Petrobras é minoritária. O contrato que temos hoje com a Transportadora Associada de Gás (TAG) é um contrato de operação e manutenção. Estamos negociando com a Brookfield de continuar a prestar o serviço para ela na NTS. O novo contrato de manutenção e operação deverá começar com cinco anos.

Silvino destacou ainda que, dentro dos novos planos da Transpetro, está a possibilidade de prestar mais serviços para a própria Petrobras.

? Atendemos a Petrobras na área de dutos e terminais, em transporte de gás e marítimo. Mas já não é total. Transportamos 38% do transporte marítimo que a Petrobras contrata. Queremos ampliar isso. Diante das perspectivas da Petrobras de reduzir os investimentos, a Transpetro vem se posicionando para ser mais enxuta e se preparando para cobrir esses investimentos, com os novos agentes, que a Petrobras não vai fazer. Queremos ser uma opção para o mercado.

Ele lembrou ainda que a Transpetro cancelou 17 navios do Promef, um programa criado pela Petrobras para ampliar a frota. Destacou ainda que dos 49 pensados originalmente, apenas 17 foram entregues.

? Ainda há três em avaliação, já que estavam em construção no Estaleiro Eisa 1, que quebrou. Estamos preparando a contratação. Não sabemos se vai ser no Brasil ou no exterior. Outros nove estão em construção também.