Cotidiano

Transpetro pode receber fatia maior de multa paga por Sérgio Machado

BRASÍLIA ? O procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, pediu ao ministro Teori Zavascki para alterar a distribuição dos recursos obtidos com a multa ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Ao assinar o acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato, Machado aceitou pagar multa de R$ 75 milhões para ter direito aos benefícios ofertados em troca da colaboração nas investigações.

O acordo original previa que 80% desse valor iria para União e 20% para a Transpetro. A PGR mudou o entendimento, no entanto, e pediu a Teori para que agora 80% da multa vá para a Transpetro e 20% para a União.

?É inconteste que quem sofreu lesão direta pelos delitos perpetrados pela suposta organização criminosa foi a Transpetro. Portanto, a maior parte do montante da multa compensatória deve ser direcionada ao mencionado ente lesado?, afirmou Janot no pedido.

A primeira parcela da multa, segundo o termo de colaboração, deveria ser quitada em até 30 dias depois de homologado o acordo. Os R$ 65 milhões restantes serão parcelados em 18 meses.

Em seu acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro acusou mais de 20 políticos dos principais partidos brasileiros de receber propinas provenientes de desvios na subsidiária da Petrobras.

*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali