Cotidiano

Transparência Internacional pede a exoneração de Fabiano Silveira

A Transparência Internacional, organização global de combate à corrupção, emitiu nota pedindo a saída do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, do cargo. No texto, a entidade defende que o governo brasileiro deve investigar exaustivamente as alegações contra Silveira. Na noite desta segunda-feira, o ministro pediu demissão.

No comunicado, a organização apontou que suspenderá os diálogos com o Ministério “até que uma apuração plena seja realizada e um novo ministro com experiência adequada na luta contra a corrupção seja nomeado”. Além disso, a Transparência Internacional disse que qualquer membro do ministério envolvido em corrupção ou trabalho contra o andamento das investigações deve ser exonerado.

A manifestação da Transparência Internacional foi motivada pela revelação de que Fabiano Silveira criticou a condução da Operação Lava Jato em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Na conversa, Silveira aconselha o presidente do Senado Renan Calheiros a não antecipar documentos ao Ministério Público Federal, em caso relacionado à operação. Durante o dia, servidores do Ministério fizeram protestos contra a permanência de Silveira na pasta.

De acordo com a entidade, foi desenvolvida uma relação construtiva entre a Transparência e a CGU, agora o MTFC, há mais de cinco anos sobre a forma de prevenir a corrupção e a importância das investigações independentes e transparentes ?com as quais o público possa ver que não há impunidade para os corruptos?.

No mesmo texto, a organização lembrou o apoio à Operação Lava Jato. ?Transparência Internacional tem apoiado a forte posição tomada pelo Poder Judiciário e o Ministério Público Federal em sua condução de investigações de grandes casos de corrupção, que vêm levando à justiça tanto políticos quanto líderes empresariais poderosos?, diz trecho da nota.