Cotidiano

Transparência Internacional apelida Eduardo Cunha de ?Mr. Trust?

Eduardo Cunha, o “Mr Trust” brasileiroRIO – Após ser cassado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, o ex-presidente da Casa Eduardo Cunha se tornou o ?garoto propaganda? de uma campanha da Transparência Internacional contra a corrupção pelo mundo. De acordo com a entidade, Cunha é o ?Senhor Truste? brasileiro. O ex-deputado chegou a se defender no Conselho de Ética da Casa afirmando que não tinha contas secretas no exterior e que seria apenas beneficiário de um truste ? um fundo de investimento responsável por administrar bens de terceiro.

Cunha O objetivo da ação é conscientizar a opinião pública mundial sobre os riscos do truste, uma modalidade de investimento. A entidade afirma, em um vídeo publicado nesta terça-feira, que analisou 213 casos de corrupção em 80 países pelo mundo. Do total, 70% deles usaram ?algum tipo de veículo secreto? para ?esconder dinheiro ilícito?, e ?um desses veículos é o truste?, afirma a Transparência Internacional.

A Transparência Internacional diz que Cunha ? o ?Mr. Trust?, para a entidade com sede na Alemanha ? é ?um dos políticos mais poderosos investigados pelo Ministério Público? e liga o ex-presidente da Câmara dos Deputados ao escândalo de corrupção descoberto na Petrobras.

O vídeo explica, ainda, que Cunha perdeu o mandato ao mentir para o Congresso brasileiro. No ano passado, no Conselho de Ética da Casa, Eduardo Cunha garantiu que não tinha contas secretas não declaradas no exterior. Procuradores suíços, entretanto, localizaram quatro contas vinculadas a ele e a sua esposa, explicou a Anistia Internacional. ?No total, as autoridades brasileiras estão pedindo que Mr. Trust e sua mulher devolvam US$ 30 milhões ao governo brasileiro?, diz a campanha.

A campanha lançada pela Transparência Internacional mostra como a instituição e outras entidades ?lutam para que se esclareça quem se beneficia de trustes?. O grupo pede que todas as informações sejam tornadas públicas para ?acabar com o ciclo vicioso de impunidade? que esses mecanismos permitem. ?Existem muitos Mr. Trusts pelo mundo. Ajude a desmascará-los?, alerta a instituição.