Cotidiano

Trânsito: Saiba como consultar extrato de débitos do veículo

Trânsito: Saiba como consultar extrato de débitos do veículo

Imagem: reprodução

A consulta do extrato de débitos de veículos permite ao condutor verificar as principais pendências de pagamento: licenciamento anual, seguro DPVAT e IPVA, além do resumo de autuações e discriminação de multas. A verificação pode ser feita via internet, pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) ou por meio de um despachante on-line devidamente credenciado.

Ao acessar o site do órgão, o condutor deverá buscar pelo item “Serviços on-line” e clicar no ícone “Consultar extrato de débitos de veículos”. Após realizar todo o processo, a página “Consulta Consolidada do Veículo” será carregada. Feito isso, os campos em branco deverão ser preenchidos com o número do Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam) e com o código da imagem de controle:

Imagem: Consulta Consolidada do Veículo, Detran-PR

Depois de clicar em “Pesquisar”, serão mostrados os dados e histórico de pagamento do IPVA, seguro obrigatório DPVAT e licenciamento, juntamente com o resumo das autuações e discriminação de multas (pendentes e quitadas), além do registro de furto ou roubo do veículo, recalls da indústria automobilística e dados de segurança veicular.

Caso não tenha acesso ao número do Renavam, a consulta pode ser feita de outras formas, uma delas é por meio da placa do automóvel em sites ou aplicativos de empresas terceirizadas. Desse modo, além do proprietário, outros poderão visualizar os dados. Aqueles que desejam comprar um carro usado, por exemplo, poderão verificar se o veículo apresenta irregularidades.

A pesquisa de débitos é importante para manter a documentação em dia, evitando o bloqueio na hora de renovar o licenciamento. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o automóvel sem estar devidamente licenciado é infração gravíssima, sujeito a multa no valor de R$ 293,47, acréscimo de sete pontos na habilitação e apreensão do veículo até que seja regularizado.

Por Julia Veroneze