Cotidiano

Trânsito inteligente

Será apresentado na manhã de hoje, na sala de reuniões da Prefeitura, o programa de computador que fará o monitoramento e gerenciamento de tráfego nas principais vias de Cascavel, incluindo as avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, que também serão corredores do transporte coletivo.

O novo sistema será implantado pela Dataprom – empresa responsável pela sincronização semafórica nas avenidas que receberam obras do PDI, através de um aditivo ao contrato no valor de R$ 1,97 milhão.

Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Dillenburg, trata-se de uma modernização do sistema. “Foi contratado um projeto de ampliação semafórica para ser gerenciado com um software antigo, que já tem oito anos, que não atende às novas necessidades da cidade. É como comprar uma Ferrari e querer que ela funcione bem com um motor de fusca”, comenta o secretário.

Benefícios

O novo programa vai permitir benefícios como o monitoramento e gerenciamento do tráfego, câmeras para filmar 24 horas o fluxo de carros nas principais vias da cidade, botoeiras em pontos estratégicos para passagem de pedestres, incluindo deficientes, entre outros avanços que representarão melhoria significativa na mobilidade e a humanização do trânsito em Cascavel.

Exposição na Acic

O novo sistema da Dataprom para promover o gerenciamento do tráfego na cidade já foi apresentado recentemente pelo secretário Fernando Dillenburg em reunião empresarial na Acic e também durante a escola de governo da Seplan.

“Precisamos de um sistema moderno de gerenciamento do tráfego, de forma que isso represente ganho de qualidade para todos, tanto para motoristas quanto para pedestres e, além disso, a perfeita integração de todo o sistema a ser instalado nas avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, com as outras vias que compõem o sistema viário da cidade”, diz.