Cotidiano

Transitar amplia para até 20 veículos ao dia a prestação de serviço de táxi no Aeroporto de Cascavel

Escala rotativa entra em vigor na segunda-feira (14), em atendimento à nova demanda de passageiros

Transitar amplia para até 20 veículos ao dia a prestação de serviço de táxi no Aeroporto de Cascavel

Com a retomada dos voos neste pós-pandemia pelas companhias aéreas, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal de Cascavel aos poucos começa a processar maior demanda e a necessitar de mais serviços de apoio para atender aos passageiros que embarcam e desembarcam diariamente em nossa cidade, como é o caso do transporte por meio de táxi, que será ampliado a partir de segunda-feira (14).

A prestação do serviço foi reorganizada pela Transitar por meio da implantação de uma escala rotativa com os taxistas autorizatários, semelhante ao que já ocorre no terminal rodoviário. Com isso, será possível saltar dos 12 veículos que atendem no ponto para até 20 em forma de rodízio ao dia.

Conforme detalha a diretora do Departamento de Transporte da Transitar, Larissa Boeing, a escala foi elaborada de maneira que possibilita uma redistribuição do atendimento por parte dos profissionais autorizados por lei na cidade, principalmente em horários de voo.

“Com isso os veículos de vários pontos da cidade poderão atender também o aeroporto, até que uma nova outorga de autorização seja aberta para que novos profissionais possam ingressar no mercado, como já ocorre na Rodoviária e no Shopping JL. Serão estabelecidos turnos, de maneira que há uma troca de veículos e vários têm a possibilidade de atender também o aeroporto”, detalha.

O que diz a lei

Em 2017 a Lei Municipal nº 6.682 passou a estabelecer que “a relação de táxi por habitante não pode ser inferior a 2,4 mil habitantes por táxi, conforme levantamento realizado pelo órgão gestor junto ao IBGE, por certidão estimativa proporcional, sendo atualizados a cada cinco anos”. A revisão ocorre em 2022.

À época, Cascavel contava com 102 taxistas autorizatários. Atualmente são apenas 70, quando, pela estimativa legal, poderiam ser 140 já.

“Muitos perderam o interesse, outros deixaram de pagar alvará ou de atualizar os veículos ou saíram do mercado quando da entrada do transporte por aplicativo”, detalha Larissa. A nova outorga será aberta no segundo semestre.

Transporte Coletivo

Também devido à mudança na malha aérea, a Transitar alterou, desde o dia 8 de março, a tabela do transporte coletivo urbano (disponível no site da Transitar), incluindo mais horários nas linhas que atendem o Aeroporto Municipal (Aeroporto e Guarujá), ampliando opções de deslocamento dos passageiros.

Transporte clandestino

A Transitar alerta que caracteriza transporte clandestino a corrida cobrada fora do aplicativo ou do serviço de táxi. Trata-se de infração gravíssima transitar efetuado o transporte remunerado de pessoas quando não licenciado para esse fim, com anotação de sete pontos no prontuário do condutor, com multa no valor de R$ 293,47 e remoção do veículo.

Secom