Policial

Transferência vai amenizar o problema da superlotação

Ao todo, 56 mulheres foram transferidas para o presídio feminino de Foz do Iguaçu e para a carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Corbélia

Cascavel – Foi realizada ontem a transferência de todas as detentas da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel para outras duas unidades da região. Ao todo, 56 mulheres foram transferidas para o presídio feminino de Foz do Iguaçu e para a carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Corbélia. Foi o primeiro passo para a desativação do cadeião.

Uma força-tarefa foi montada para realizar a transferência. Além dos agentes carcerários, equipes das polícias Civil e Militar foram mobilizadas para garantir a segurança do trabalho. A Prefeitura de Cascavel cedeu um ônibus para o transporte.

Das 56 presas remanejadas, 23 foram levadas para Foz do Iguaçu. Todas elas já estão condenadas pela Justiça e, por isso, não poderiam ser transferidas para carceragens provisórias. Outra detenta que se encontra hospitalizada deve ser levada para fronteira assim que receber alta.

As outras 33 presas foram transferidas para Corbélia. A intenção do Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná) é transformar a unidade em um local apenas para mulheres. Os 43 presos que estavam custodiados no local foram trazidos para a 15ª SDP, onde ficarão provisoriamente até serem transferidos para as penitenciárias Estadual, a PEC, e Industrial, a PIC, de Cascavel.

Com a transferência de todas as mulheres, a carceragem da 15ª SDP ganhou um alívio. Os homens passarão a ocupar o espaço antes destinado a elas e isso amenizará em parte o problema da superlotação. Após o fim das obras de reforma da PEC, todos os presos do cadeião serão transferidos e o local será demolido.