Policial

Golpe do Don Juan - Polícia Federal e policias civis de São Paulo prendem acusado de golpe em cascavelense

Depois de perceber que se tratava de um golpe, a vítima procurou o plantão da Polícia Federal em Cascavel

Golpe do Don Juan - Polícia Federal  e policias civis de São Paulo prendem acusado de golpe em cascavelense

A moradora de Cascavel/PR, J.P.B., após aceitar a solicitação de amizade de um estranho no Facebook, iniciou um romance virtual.

O homem, que se identificava como Brian James, um viúvo e bem sucedido executivo do mercado financeiro no Reino Unido, após alguns meses de namoro, propôs à vítima o envio de 4,5 milhões através de encomenda, pedindo os dados dela.

Dias depois do suposto envio, outro homem entra em contato, desta vez de um celular de São Paulo, dizendo-se encarregado de trazer a encomenda e que estaria no aeroporto de São Paulo com a mesma retida pela Receita Federal.

O homem informa que, para a liberação, estaria sendo exigido o depósito de R$ 5 mil numa conta em um banco em São Paulo, passando os dados por Whatsapp.

Depois de perceber que se tratava de um golpe, a vítima procurou o plantão da PF em Cascavel, que imediatamente iniciou diligências para prender o estelionatário juntamente com a Coordenação de Segurança do Banco e policiais da 2ª DP de São Paulo (Bom Retiro).

Em 02/05, SIMEON OMAN JOHNSON, nigeriano residente no Brasil desde 2018, e que já tinha passagem por trafico internacional de drogas, foi preso em flagrante quando tentava sacar o dinheiro da vítima da conta em seu próprio nome e na própria agência bancária fornecida, no Centro de São Paulo.

A vítima, ouvida em declarações pelo Delegado Federal Marco Smith, em Cascavel, e após fornecer os “prints” das conversas de Whatsapp, garantiu que a prisão em flagrante se sustentasse.

Mais uma prova de que o trabalho coordenado entre instituições é essencial para o combate ao crime, seja ele transnacional, federal ou estadual.