Cotidiano

Trabalhadores do Iphan apoiam Calero e presidente do órgão continua no cargo

2016 950115372-201611071241210228.jpg_20161107.jpg

BRASÍLIA ? A Associação dos Trabalhadores do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional (Asphan) lamentou a saída do ministro da Cultura, Marcelo Calero, que argumentou ter deixado o cargo por pressões do ministro Geddel Vieira Lima para interferir em decisão técnica do Iphan. Os servidores também apresentaram apoio à atual presidente do instituto, Kátia Bogéa. Neste sábado, a assessoria de comunicação do Iphan informou que a presidente se mantém no cargo, apesar da saída do ministro.

?Importante registrar que esta conduta, de zelar pela prevalência de critérios impessoais nas decisões públicas, também demonstrada pela colega de carreira e Presidente do Iphan, Kátia Bogea, é a que esperamos de nossos dirigentes?, informou a associação dos servidores do Iphan (Asphan), por meio de nota assinada pelo seu presidente, Leonardo Barreto de Oliveira.

Segundo a nota, a atitude de Calero e Kátia mantém os servidores ?firmes para enfrentar as pressões às quais, nas ações de fiscalização, somos cotidianamente submetidos na difícil tarefa de garantir à sociedade brasileira o direito a sua herança cultural, conforme estabelecido na Constituição Federal?.

Sobre a polêmica de construção do edifício La Vue, em Salvador, o presidente da entidade disse confiar no repúdio da sociedade a ?interferências políticas indevidas? em benefício da especulação imobiliária que ?descaracterize ou destrua locais referenciais de nossa identidade, como neste caso o conjunto protegido da cidade de Salvador?.