Cotidiano

Trabalhadores da Sanepar podem entrar em greve

Funcionários da Sanepar cogitam entrar em greve devido à revogação da Lei 16.560\2010

Trabalhadores da Sanepar podem entrar em greve

Curitiba – Funcionários da Sanepar cogitam entrar em greve devido à revogação da Lei 16.560\2010, que regulamenta o cálculo do PPR (Programa de Participação nos Resultados) de todas as empresas públicas do Paraná. A medida, de autoria do governo do Estado, veio por meio do último inciso em um projeto de lei que trata sobre outra temática, a instituição do programa Paraná Energia Rural Renovável.

Rodrigo Picinin, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Saneamento do Paraná, diz que a classe não é contra o projeto de desenvolvimento rural proposto nos primeiros artigos da lei, mas contra o último deles, aquilo que ele chama de “jabuti”, ou seja, uma emenda inserida dentro de um projeto que nada tem a ver com o tema sugerido.

Rodrigo diz que é o caso do projeto apresentado pelo governo, que revoga a distribuição linear dos resultados da empresa e atrela aos salários, o que beneficiaria cargos de chefia e a diretoria da empresa, que têm vencimentos maiores, afirma Picinin.

Ele afirma que, além da Sanepar, a medida afeta outras grandes empresas públicas do Estado, como a Copel, e que já conversam com seus sindicatos a respeito de uma possível greve geral.