Cotidiano

Trabalhadores da Cootacar vão continuar trabalhando com estrutura do Ecolixo

Até que solução definitiva seja encontrada, estrutura do barracão do Ecolixo, na Rua Manaus, vai abrigar a Cootacar para garantir trabalho e renda às famílias

Trabalhadores da Cootacar vão continuar trabalhando com estrutura do Ecolixo

Depois de acompanhar de perto todo o trabalho dos bombeiros no incêndio que destruiu a sede da Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Material Reciclável de Cascavel), conversar com os trabalhadores e servir um reforçado café da manhã às famílias, o prefeito em exercício Alécio Espínola, reuniu representantes da cooperativa, da Câmara de Vereadores e secretários municipais, para uma reunião na sede do Ecolixo, na Rua Manaus, no fim da manhã de hoje (2).

O prefeito em exercício explicou para os recicladores as medidas emergenciais adotadas pelo Município no amparo às 80 famílias que trabalham e tinha seu sustento junto a cooperativa. “Vamos, neste primeiro momento, trazer todos os trabalhadores para a sede do Ecolixo onde, a partir de segunda feira, eles poderão continuar os trabalhos até que um solução definitiva seja encontrada”, garantiu Espínola. Segundo ele, “o importante é, neste momento, garantirmos o meio de subsistência para estas famílias. O Município não vai deixar estes trabalhadores desamparados”.

Alécio Espínola falou ainda que o governo municipal vai estudar, junto com a Cootacar, um novo espaço para  a instalação da cooperativa que vai precisar comprar todos os equipamentos que foram destruídos pelo fogo. Além disso, o Município, através da Secretaria de Assistência Social, vai repassar cestas básicas às famílias pelo tempo necessário até tudo volte a normalidade.

Para Jonatas Barreto, gestor da Cootacar, este apoio às famílias é fundamental neste momento, porque o “incêndio não destruiu apenas a estrutura física  e equipamentos da cooperativa, destruiu os sonhos e a fonte de renda das 80 famílias que ali trabalhavam”.

Os vereadores Policial Madril e Paulo Porto também acompanharam a reunião realizado no Ecolixo.

Doações

Quem quiser ajudar os trabalhadores a reconstruírem a cooperativa pode entrar em contato pelo telefone (45) 99931-8900 ou fazer doações através da bancária da instituição:

Cootacar

Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis

CNPJ: 09.251.294/0001-07

AGÊNCIA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: 0568

OPERAÇÃO: 003

CONTA CORRENTE: 70770