Esportes

Totalmente à vontade na seleção, Gabriel Jesus celebra grande fase

NATAL Em março do ano passado, Oswaldo de Oliveira, então técnico do Palmeiras, concedeu uma entrevista folclórica em que criticava um torcedor palmeirense ?careca, sem camisa e fortão? que, aos berros, pedia a entrada de Gabriel Jesus, que estava prestes a completar 18 anos. Parecia tietagem pelos Beatles, reclamou o treinador. Um ano e meio depois, o jogador é titular da seleção brasileira, com três gols em três jogos pela principal e dono de uma medalha olímpica dourada.

Atualmente, o jogador vence com facilidade a batalha contra seus concorrentes pela posição de centroavante da seleção. Na atual convocação, Firmino, do Liverpool, da Inglaterra, é seu reserva imediato e entrou em campo contra a Bolívia, deixando inclusive sua marca com um gol. Antes, na primeira convocação, Gabriel, o Gabigol, do Inter de Milão, da Itália, foi ao Equador e a Manaus, enfrentar a Colômbia, mas não jogou. Seleção brasileira e Tite em 5 de outubro

O principal triunfo de Gabriel Jesus talvez seja uma parceria já estabelecida com Neymar, com quem atuou durante os Jogos Olímpicos do Rio, há dois meses.

? Não somos só eu e o Neymar, mas todos estão se entendendo bem e trabalhando em cima daquilo que o Tite pede ? afirmou Gabriel Jesus depois da goleada sobre a Bolívia.

? Eu não gosto de ficar lá parado, senão fico tomando muita pancada e não vai ser fácil. A movimentação é importante não só para mim, mas para abrir espaços para o Neymar, Philippe (Coutinho), Giuliano, Renato (Augusto) e até os laterais.

Jogador com passagem pelas seleções de base, Jesus parece ter chegado ao time de Tite sem sentir a pressão, o famoso ?peso da camisa?. Seus números na seleção principal são ainda melhores do que na Sub-20 e na olímpica. No ano passado, comandado por Rogério Micale, ele foi titular no Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, quando marcou um gol em seis partidas, na campanha que terminou com o vice-campeonato. Com o mesmo treinador, ele foi titular dos seis jogos da Olimpíada, quando marcou três vezes, duas na goleada por 6 a 0 na semifinal contra Honduras.

Ele é um craque. Não vai ter dificuldade nenhumaNão é só na seleção que é possível notar o amadurecimento do jogador, que, no ano passado, foi considerado a revelação do Campeonato Brasileiro. Em 2015, foram quatro gols em 20 partidas, 12 delas como titular. Com Cuca, ele é o principal jogador do Palmeiras, líder da Série A, e artilheiro da competição ao lado de Robinho, com 11 gols marcados em 20 jogos.

No ano, já são 20 gols pelo clube. Em agosto, Gabriel Jesus foi negociado com o Manchester City, time inglês comandado por Pep Guardiola, por R$ 121 milhões. Ele se muda em janeiro.

? Ele é um craque. Não vai ter dificuldade nenhuma. É forte e ágil, tudo o que o futebol exige lá ele já tem ? analisou Philippe Coutinho, que joga no Liverpool.62034766_Brazil%27s footballer Gabriel Jesus smiles during a press conference after a training session.jpg

Na Inglaterra, Gabriel Jesus terá a companhia de sua mãe, Vera Lúcia, que costuma fazer macarronada para o filho e não se furta de dar bronca quando o atacante fica em posição de impedimento. Companheiro de seleção, Fernandinho, que está no City desde 2014, tem ouvido perguntas do palmeirense sobre a Inglaterra.

– Quando mais conhecimento da cidade e do clube, mais fácil fica a minha chegada. Eu procuro sempre perguntar o que tenho curiosidade. Vai ser um choque para mim, é normal – disse sobre a mudança de país.

Treinado por Cuca, no Palmeiras, Tite, na seleção, e, em breve, Guardiola, no City, o jovem de 19 anos tem ainda mais a amadurecer. Para ele, uma das lições que já aprendeu foi a controlar seus nervos durante os jogos.

– Fico atento ao meu comportamento de perder a cabeça. Quando está perdendo, misturo tudo. Emoção, fico chateado e querendo fazer algo, não para aparecer, mas para ajudar. Saía do controle, mas melhorei, melhorei muito.

Em abril, pela Libertadores, o atacante foi expulso num jogo contra o Rosário Central. A partida terminou em 3 a 3, com dois gols de Gabriel Jesus, que chutou um adversário que estava caído e levou o vermelho.

– Eu tive a infelicidade de ser expulso na Argentina. Perdia a cabeça, mas estou mais sossegado. Aprendi com o erro. Fico mais tranquilo ao jogar jogos assim. Já conheço a catimba – garante.

É bom Gabriel Jesus estar preparado. Nesta terça-feira, contra a Venezuela, em Mérida, o Brasil não terá Neymar e ele é forte candidato a ser o principal alvo dos adversários.

– Tomara que ninguém apanhe. É duro apanhar.62006173_TOPSHOT - Brazil%27s Gabriel Jesus celebrates after scoring against Bolivia during their Russ.jpg