Cotidiano

Torre Eiffel pode ser cercada por parede de vidro a prova de balas

64767903_People with umbrellas walk on the human rights plaza in front of the Eiffel tower during a.jpg

PARIS, França – A Prefeitura de Paris pode instalar, nos próximos meses, uma parede de vidro à prova de balas de 2,5 metros de altura ao redor da Torre Eiffel para reforçar a segurança do emblemático monumento da capital francesa, face à constante ameaça terrorista nas cidades europeias.

Links Eiffel

A parede, cujo projeto foi revelado nesta quinta-feira pelo jornal francês “Le Parisien”, substituiria as barreiras de proteção que foram colocadas durante o Campeonato Europeu de Futebol, em 2016, e se tornaria uma medida de segurança permanente, de acordo com a prefeitura.

Será um “muro à prova de bala que vai incluir a parte essencial dos jardins da Torre Eiffel”, disse Bernard Gaudillères, membro do Conselho de Paris e presidente da empresa que administra o monumento, de acordo com o “Le Parisien”. “Estamos em uma fase de proposta”, disse ele.

O projeto faz parte de um plano global de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão), anunciado no mês passado, para reforçar a segurança e melhorar as instalações para os visitantes da famosa torre. O acesso à base do monumento, contudo, deve permanecer livre.

A Torre Eiffel, inaugurada em 1889, tornou-se um emblema de Paris e o monumento pago mais visitado no mundo. Recebe algo em torno de seis milhões de visitantes por ano.

Em 2015 e 2016, a França foi atingida por uma série de ataques terroristas, que deixaram 238 mortos e centenas de feridos, muitos deles em Paris.

No último dia 3 de fevereiro, um egípcio 29 com facões atacaram alguns soldados patrulhando na Carrousel du Louvre, centro comercial turístico que dá acesso ao museu mais visitado do mundo.