Cotidiano

Toots Thielemans, gaitista e guitarrista de jazz, morre aos 94 anos

RIO ? Morreu nesta segunda, aos 94 anos, Toots Thielemans, gaitista e guitarrista de jazz, aos 94 anos. Ele é considerado por críticos uma verdadeira lenda da gaita. Aposentado desde 2014, o músico estava se recuperando de um braço quebrado em um hospital de Bruxelas (Bélgica), onde morreu.

Ao longo de sua extensa carreira, o belga gravou um disco com a cantora brasileira Elis Regina. Intitulado “Aquarela do Brasil”, o álbum foi gravado na Suécia e lançado originalmente na Europa, em 1969. Chegou ao Brasil apenas em 1978.

Em 1992 e 1993, Thielemans lançou dois discos de parcerias com músicos brasileiros, chamados de “The Brasil Project”. Neles, tabelou com Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Djavan, Milton Nascimento, Ivan Lins, Dori Caymmi, entre outros.

E não foi só com estrelas brasileiras que o belga compartilhou conhecimentos musicais em seus 94 anos de vida. Em seu currículo, há ainda parcerias com Charlie Parker, Miles Davis, Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Stevie Wonder e Pat Metheny.