Cotidiano

Tony Awards: Pela primeira vez quatro atores negros são premiados

RIO — Pela primeira vez na história do Tony Awards, a premiação da Broadway, todos os prêmios de interpretação em musicais foram entregues a atores negros. A grande diferença neste ano foi o musical 'Hamilton', uma biografia de um dos fundadores da democracia americana ao som de hip hop e com um elenco composto por minorias étnicas. O show também foi o grande vencedor da noite, arrebatando 11 estatuetas no total.

Enquanto o Oscar não teve nenhuma indicação de interpretação a atores não-brancos, levando a uma nova onda de críticas, o Tony foi marcado pela diversidade. Além da inédita conquista para atores de etnias diversas, a diversidade também foi marcante no número recorde de indicações para mulheres em posições-chave fora dos palcos, como direção e composição.

Entre os melhores atores em musicais, três eram do elenco de “Hamilton”: Leslie Odom Jr. (melhor ator), Daveed Diggs (ator coadjuvante) e Renee Elise Goldsberry (atriz coadjuvante). A estatueta de melhor atriz ficou com Cynthia Erivo, de “The color purple” (“A cor púrpura”, que teve versão cinematográfica protagonizada por Whoopi Goldberg).

Os prêmios de melhor ator e melhor atriz em peças ficaram com figurinhas conhecidas pelo trabalho no cinema: Frank Langella (“The father”), indicado ao Oscar de 2009 por sua interpretação do ex-presidente Richard Nixon, e Jessica Lange (“Long day's journey into the night”, peça de Eugene O'Neill traduzida no Brasil como “Longa jornada noite adentro”), vencedora de dois Oscars.