Esportes

Tomas Berdych, nº 8 do tênis, alega medo de zika e desiste da Rio-2016

201607161439210292_AFP.jpg

O tenista tcheco Tomas Berdych, número 8 do ranking mundial, anunciou neste sábado que não participará dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Berdych citou o temor de um contágio com o vírus zika para justificar a decisão, tornando-se o terceiro nome top 10 do tênis a desistir da Rio-2016 por esse motivo.

Zika no esporte

Na sexta-feira, o canadense Milos Raonic, atual vice-campeão de Wimbledon e nº 7 do mundo, e a romena Simona Halep, quinta colocada no ranking feminino, haviam alegado medo de zika para abrirem mão de participar da Olimpíada de 2016.

– Foi uma decisão difícil que eu tomei depois de uma longa discussão com pessoas mais próximas. (A desistência) É por conta da disseminação do vírus zika no país-sede da Olimpíada – afirmou Berdych.

Outra ausência significativa no tênis na Olimpíada de 2016 será a bielorrussa Victoria Azarenka, nº 6 do mundo, que anunciou neste sábado que está grávida e, por isso, não viajará ao Rio para competir.

O vírus zika foi justificativa usada por atletas de outras modalidades, principalmente por golfistas, para desistirem de participar da Olimpíada do Rio. No caso do golfe, as desistências podem ter relação com outros motivos, como um descontentamento dos atletas pela falta de premiação significativa na Olimpíada.

Um estudo publicado na sexta-feira pela revista americana “Science” reforçou a tese do governo brasileiro e dos organizadores dos Jogos, de que o risco de contrair zika durante a Rio-2016 é pequeno.