Cotidiano

Toledo terá seu primeiro vestibular de Medicina em novembro

Serão 60 vagas para Medicina, sendo 30 no primeiro semestre de 2016 e 30 no segundo

Toledo – Um trabalho iniciado pela Administração Municipal em 2013 resultou na primeira turma de Medicina do campus Toledo da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Em um encontro com o prefeito Beto Lunitti, o reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, anunciou oficialmente a abertura de 60 vagas para Medicina no município – 30 no primeiro semestre de 2016 e outras 30 no segundo – já no vestibular de 2015/2016 com primeira fase em 8 de novembro.

Zaki explicou que a aula inaugural do curso será em março. O Ministério da Educação já autorizou a abertura de vagas à contratação dos professores que atuarão no campus. O edital do concurso será divulgado em setembro e eles deverão ser aprovados e contratados até dezembro. A autorização para a contratação dos servidores técnico-administrativos também será neste segundo semestre do ano.

Segundo o reitor, a construção dos prédios destinados ao campus deve começar em 2017. O reitor explicou que os cálculos dos investimentos necessários à compra dos livros, equipamentos, mobiliário e à instalação dos laboratórios são em finalização, mas adiantou que o setor da UFPR de Palotina dará suporte ao de Toledo.

Além disso, o Setor de Ciências da Saúde da UFPR – sob a supervisão do vice-reitor Rogério Mulinari – fará o treinamento e o acompanhamento do corpo docente e da infraestrutura necessária para o pleno funcionamento do curso.

Hospital

Sobre a situação que envolve o Hospital Regional, que tem suas obras em fase de conclusão, Beto Lunitti disse que a Prefeitura de Toledo assumiu compromissos com a UFPR não só em relação à unidade hospitalar, mas também à constituição das estratégias da saúde da família.

“É uma política, potencializamos e temos um compromisso de possuir 20 equipes de estratégia da saúde da família, quando os alunos atingirem o número de 60. O reitor foi informado que as obras estão praticamente concluídas e que agora nós temos o desafio de equipar”.

Nesse contexto, durante a viagem à Curitiba, Beto visitou o escritório e a assessoria do senador Roberto Requião e os demais parlamentares paranaenses buscando apoio para essa próxima fase de investimentos no HR.

“Sobre o Hospital, conversamos com o reitor Akel Sobrinho para buscarmos entendimento junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para tornar esse hospital federal, gerenciando os acadêmicos junto com seus professores, o corpo clínico, técnico e todos os profissionais necessários para os cuidados com a saúde”.

Beto acrescentou que existe um compromisso do Governo do Estado do Paraná em assumir essa gestão e nenhuma das hipóteses fica descartada.