Saúde

Toledo retoma aulas para 1.700 estudantes

O retorno vai abranger principalmente alunos dos quintos anos

Toledo retoma aulas para 1.700 estudantes

Toledo – Após mais de um ano sem as crianças nas escolas municipais, nesta quarta-feira (28) serão retomadas as aulas presenciais híbridas para 1.689 estudantes dos quase 12 mil assistidos pela Smed (Secretaria Municipal de Educação). O retorno vai abranger principalmente alunos dos quintos anos, porém algumas unidades educacionais, conforme o plano de contingência apresentado e aprovado pela comissão intersetorial, poderão receber mais turmas.

De acordo com a secretária Elisângela Batista, este momento é um passo importante para a comunidade escolar como um todo. “Existe um protocolo de segurança. As escolas apontaram um planejamento baseado em seu porte, quantidade de alunos, tamanho das salas de aula e seguirão esse plano cumprindo as normas de biossegurança exigidas. As unidades planejaram como as crianças vão chegar e serão recebidas, como vão sair, a organização das carteiras e escalas para o recreio e o lanche, dentro do seu espaço físico e quantidade de alunos”, explicou.

Dentro da organização e conforme o protocolo, algumas escolas poderão voltar com mais turmas, além dos quintos anos. “Nós precisamos compreender que são 36 escolas, sem somar os 28 centros municipais de educação infantil, e cada uma tem uma característica diferente”.

Elisângela cita como exemplo a Escola Municipal Miguel Dewes, do Distrito de Dez de Maio. O local pode voltar com todas as turmas, da pré-escola aos quintos anos. “Os quintos anos podem ter nove alunos em uma sala com capacidade para 30. Em algumas escolas do interior, as turmas são reduzidas, permitindo a volta de todos”.

Cascavel define cronograma de retorno

A Secretaria de Educação de Cascavel se reuniu ontem com os diretores das escolas municipais para tratar da recomendação administrativa por parte do Ministério Público para a retomada das atividades presenciais na rede municipal.

No encontro, foi predefinido o cronograma de retorno das escolas, documento que será finalizado após a reunião que ocorrerá nesta quarta com os diretores dos Cmeis e que fará parte do Plano de Retomada, que será apresentado ainda esta semana ao Ministério Público.

De acordo com a secretária de Educação, Marcia Baldini, o documento emitido pela 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cascavel “indica ao Município a retomada das aulas presenciais de forma gradativa e escalonada e nos dá um tempo de dez dias para a apresentação do Plano de Retomada”.

As primeiras unidades deverão iniciar as atividades presenciais com os primeiros grupos já no início de maio, no entanto, o cronograma só será divulgado depois de entregue ao MP, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (29).

Foz alinha retomada em 5 escolas

A retomada gradativa das aulas presenciais em cinco escolas da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu será discutida em reunião on-line com a Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira (28).

Diretores, professores, equipes pedagógicas e merendeiras das Escolas Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler participam do encontro, que irá debater os planos de contingência de cada unidade, a merenda escolar, os protocolos de segurança e a organização da coleta dos exames RT-PCR, que ocorrerá na sexta-feira (30).

O retorno dos alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental está previsto para 3 de maio, seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19.

“Os protocolos foram apresentados ainda no ano passado e todos os servidores passaram por formação. Neste momento, vamos reforçar as medidas de segurança e o plano de contingência de cada escola”, explicou a secretária de Educação, Maria Justina da Silva.

Nesta semana, equipes da secretaria estão percorrendo as unidades escolares para verificar os equipamentos de proteção e os materiais de apoio obrigatórios, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e limitação de 30% da capacidade das salas.

A previsão é de que sejam feitos 290 testes RT-PCR no primeiro dia. Os alunos que iniciarem as atividades na semana seguinte também passarão pelos testes. O exame será de caráter obrigatório para o retorno presencial.

Aulas remotas

A Secretaria de Educação manterá as aulas remotas e as atividades on-line para os alunos da rede pública. Os materiais são entregues quinzenalmente nas unidades escolares e os conteúdos também são disponibilizados em plataforma digital.