Esportes

Toledo reduz lista de espera nos Cmeis

Toledo – O ano letivo da rede municipal em Toledo começa no próximo dia 14 com uma boa notícia para a educação infantil. Com a realização do último chamamento para matrícula realizado pela Secretaria de Educação, a fila de espera por vaga nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) caiu. Do total de 1.446 crianças que estavam aguardando vaga em dezembro de 2017, 1.283 foram convocadas.

De acordo com a secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, o chamamento ocorreu em 26 de janeiro. Desde então, a equipe tem diariamente entrado em contato com as famílias agendando para que procurem a Secretaria de Educação e retirem o protocolo de matrícula para um dos Cmeis. “Considerando que na lista de espera de dezembro havia 1.446 crianças, com o chamamento, caso todos efetuem a matrícula, haverá uma redução de quase 90% na lista”.

Ela complementa que esse foi um passo muito importante, embora a maioria das vagas seja para jornada educacional parcial. “A diminuição é um dos compromissos da gestão e estamos trabalhando para cumprir”.

Conforme a responsável, essa ação foi possível devido aos critérios adotados por meio da Instrução Normativa 01/2017 da Smed, que estabelece um novo modelo de atendimento na Educação Infantil, proporcionando o aumento significativo de vagas. “O Ministério Público viu com bons olhos essa ação da Smed em estabelecer critérios para as matrículas no Cmeis, uma vez que permitiu que as crianças que se encontram em situação de maior vulnerabilidade tenham prioridade no atendimento e na jornada em tempo integral”.