Cotidiano

Toledo recebe evento nacional de escoteiros

Nesse dia, os jovens, na faixa etária dos 18 aos 21 anos de idade, realizarão ações voluntárias na comunidade

Toledo – Cerca de 250 jovens escoteiros, representantes de vários estados brasileiros, estarão em Toledo nos dias 26 e 27 de agosto participando do Mutirão Pioneiro, um evento realizado pelo Movimento Escoteiro do Brasil. O evento será organizado pela primeira vez no interior do Estado e contará com uma programação aberta à comunidade no dia 26. Nesse dia, os jovens, na faixa etária dos 18 aos 21 anos de idade, realizarão ações voluntárias na comunidade. Estão confirmadas participações de jovens escoteiros do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na faixa etária dos 18 aos 21 anos.

O assessor da Região Oeste do Ramo Pioneiro, professor Renato Tratch, acompanhado de escoteiros locais, esteve na prefeitura para informar a administração sobre o evento e discutir com o prefeito Lucio de Marchi, o vice-prefeito João Batista Tita Furlan, secretários municipais e Regional de Saúde, as ações que poderão ser realizadas em conjunto. Nas edições anteriores, os jovens realizaram pintura de escolas, postos de saúde, melhorias em estruturas públicas, conserto de móveis, entre outras atividades, todas voluntárias. “Precisamos definir ações que poderão ser realizadas em um dia, aproveitando o voluntariado desses jovens”, informou Renato, destacando que até agosto será feita uma preparação dos jovens, com capacitações dentro daquilo que será proposto realizar. O movimento escoteiro também poderá somar-se ao município, viabilizando a doação de equipamentos e materiais necessários para realizar a ação proposta, conforme Renato.

O prefeito Lucio gostou muito da ideia e informou que o município realizará outras ações que envolvam toda a equipe de trabalho, a comunidade, por meio de associações, conselhos de pais, entre outros líderes, para que o trabalho seja ainda mais amplo. “Vamos reunir não apenas 250 jovens, mas cerca de mil pessoas que nesse dia estarão realizando atividades voluntárias na comunidade”, informou o prefeito Lucio. A prefeitura fará agora um levantamento das ações que podem ser feitas para organizar toda a programação.

Um grupo

Toledo conta atualmente com o Grupo de Escoteiros Vicentino, com sede na antiga Associação dos Contabilistas de Toledo, reunindo crianças e jovens a partir dos seis anos e meio de idade. As reuniões são realizadas aos sábados, das 14h30 às 17h. Para participar é preciso se inscrever no local e pagar taxa mensal de R$ 45 utilizada para as despesas das atividades realizadas durante os encontros.