Cotidiano

Toledo prioriza danos maiores causados pelas fortes chuvas

Toledo – A chuva forte deu uma trégua neste início de semana, porém os estragos ocasionados pelas intempéries dos últimos dias ainda estão dando dor de cabeça para o Município de Toledo. Na Rua Ipiranga, próximo ao Arroio Toledo na Vila Paulista, o parquinho infantil foi um dos principais alvos da enxurrada.

Segundo a secretária de Habitação e Urbanismo, Marilei Rejane Von Borstel, a água passou por cima da rua, alagou o parquinho, os equipamentos da academia, derrubou a mureta de proteção e levou todo o piso emborrachado embora. Onde havia flores e forração de jardins a água levou tudo. “Agora vamos fazer um levantamento de tudo o que será necessário. A nossa equipe é pequena e estamos dando prioridade para os centros de educação infantil e as unidades básicas de saúde. Na Farmácia Básica, por exemplo, é a segunda vez que cai o vidro da lateral. Como temos que encomendar da empresa licitada, demora alguns dias”, adianta a secretária.

Ela também citou problemas em fossas, uma na UBS do Jardim Porto Alegre e outra no Cmei do Jardim Pancera. “A nossa equipe é de manutenção e tem dificuldades de atender de uma vez só a todos os chamados. Só da Secretaria de Educação são 11 locais que solicitaram intervenção. Os problemas mais comuns são referentes a telhas, cumieiras [goivo] quebradas, calhas entupidas e forros de PVC caídos”, informou.

Galerias

Além dos prédios públicos, as chuvas causaram problemas em várias galerias. “Vamos verificar qual a necessidade de ampliação das galerias de águas pluviais. Em alguns casos, o alagamento chegou a derrubar muros próximos. Além da limpeza de manutenção, devemos solicitar que a Emdur faça a ampliação de galerias, a abertura de novas bocas de lobo e a recuperação da pavimentação asfáltica”.