Saúde

Toledo: Olinda Fiorentin pede vacinação urgente dos profissionais da educação

A vereadora baseou-se na decisão da Câmara de Cascavel

Toledo: Olinda Fiorentin pede vacinação urgente dos profissionais da educação

Através de um ofício na manhã desta quarta-feira (28) a vereadora Olinda Fiorentin (PSD) solicitou ao Poder Executivo de Toledo a imediata inclusão dos profissionais da educação pública e privada na lista prioritária de vacinação. Olinda afirmou que esse passo é decisivo para o processo de retorno ao ambiente escolar com segurança para alunos e professores.

A vereadora baseou-se na decisão da Câmara de Cascavel, que aprovou em primeiro turno a inclusão, dando um importante passo para o necessário retorno das aulas presenciais. “O mundo busca uma solução para seus alunos e professores que foram retirados de suas rotinas e que viram a vida mudar de uma forma drástica junto com toda a sociedade. Não existe saída mais segura e óbvia que a imunização dos profissionais da educação”, destacou Olinda, afirmando que o ideal seria a vacinação de toda a população, mas que essa não é a realidade possível neste momento.

Olinda lembrou que existe uma justa pressão social pelo retorno das atividades escolares e que essa decisão por parte do poder competente será um passo sólido para que esse planejamento avance e que o retorno possa ser uma realidade. “Além do prejuízo no conhecimento provocado por essa situação inesperada, temos os professores em uma situação totalmente atípica do que conhecem como local e método de trabalho e ainda famílias inteiras que precisaram reinventar suas rotinas sem ter local para deixar seus filhos para trabalhar”, avaliou a vereadora.

“Preciso lembrar que outros importantes órgãos, como é o caso do Conselho Municipal de Educação, já discutem e cobram a inclusão dos profissionais da educação. Esse é o momento de unir nossas forças e fazer o que for preciso para que esses trabalhadores possam voltar em segurança para a sala de aula e assim nos ajudar na retomada do ensino para nossos estudantes”, reconhece.

O pedido da vereadora inclui os professores do ensino superior que correm igual risco. “Além de proteger esses profissionais, precisamos que universidades estejam pesquisando, estudando e desenvolvendo projetos que possam nos tirar com maior agilidade dessa crise e auxiliar na retomada do desenvolvimento”, disse, em reconhecimento aos pesquisadores que mostraram grande contribuição no atual cenário.

Em Cascavel, exemplo que a vereadora citou no pedido ao prefeito, o Poder Executivo mandou para a Câmara de vereadores um projeto que foi aprovado por unanimidade, reconhecendo a necessidade pública da ação. Ratinho Júnior (PSD), Governador do Estado, sinalizou que o retorno das aulas do Estado dependeria da vacinação dos profissionais. Olinda, afirmou que acionará também o Estado para que essa seja a realidade em Toledo.

Leia também: 

Paraná pede ao Ministério da Saúde que vacinação de professores comece de forma imediata

 

Câmara dá aval para prefeitura vacinar os professores contra covid