Cotidiano

Toledo não registra óbitos pela terceira semana seguida

Toledo não registra óbitos  pela terceira semana seguida

A evolução epidemiológica da Covid-19 segue em queda em Toledo e, diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu manter a bandeira verde, o que significa “risco muito baixo de contágio”, sobretudo àqueles que estão com esquema vacinal completo. Na semana epidemiológica de 3 a 9 de abril não foi registrado nenhum óbito e apenas 35 testes positivos para o novo coronavírus foram confirmados, sendo a terceira semana sem óbitos na cidade.

Isso representa uma média móvel de 5 casos por dia, uma queda de 61,54% em comparação aos 14 dias anteriores. Considerando que 64 pessoas se recuperaram da doença, há ainda 45 pacientes ativos, isto é, que ainda estavam em tratamento e destes, um encontra-se internado em unidade de terapia intensiva e dois em leitos de enfermaria.

Toledo apresenta um total de 43.240 casos confirmados, 42.695 pessoas recuperadas e 500 pacientes que vieram a óbito em virtude da Covid-19, mas é importante ressaltar que o uso da máscara continua sendo recomendado para pessoas que apresentem sintomas gripais.

 

Vacinação

Outro cuidado fundamental é manter em dia as vacinas, tomando as doses no tempo recomendado pelo Ministério da Saúde, evitando, assim, possíveis complicações, hospitalizações e óbitos. A cidade aplicou 297.166 doses do imunizante contra a Covid-19, sendo 119.622 primeiras doses, 110.707 segundas doses, 52.973 doses de reforço para pessoas acima dos 18 anos, 484 doses adicionais para imunossuprimidos e 4.370 doses únicas. Em relação às crianças dos 5 aos 11 anos, 6.960 receberam a primeira dose e 2.050 já tomaram a segunda.

 

Gripe

Também é importante a prevenção à Influenza, família de vírus que causa a gripe. As doses da campanha nacional contra as variantes mais graves e comuns no Brasil nesta primeira fase, segue até 2 de maio, nas unidades básicas de saúde e unidades saúde da família de Toledo em trabalhadores da saúde e em pessoas com 60 anos de idade. Quem está nesta faixa etária também pode receber a segunda dose de reforço do imunizante contra a Covid-19.

A aplicação simultânea das doses pode ser realizada, desde que o paciente não apresente sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas.