Cotidiano

Toledo muda sentido de ruas no centro

O Departamento de Trânsito e Rodoviário deve concluir no mês de agosto a implantação do binário das ruas Guarani e XV de Novembro

Toledo – O Departamento de Trânsito e Rodoviário deve concluir no mês de agosto a implantação do binário das ruas Guarani e XV de Novembro. A intenção é criar duas vias de acesso rápido para os deslocamentos no sentido leste/oeste, criando um corredor rápido entre a rua Almirante Tamandaré, cruzando a região central e a avenida Cirne Lima, na Vila Becker, onde se concentram universidades e equipamentos públicos como a Unidade de Pronto-Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha e o Hospital Regional, além do Museu Histórico Willy Barth.

A criação do binário foi decidida, ainda em 2014, dentro do processo de reorganização do trânsito proposto a partir de estudos realizados por técnicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Foram promovidas ainda diversas reuniões com setores e comunidade e a população em geral para apresentar e debater as alterações. Os benefícios, segundo o diretor do Deptrans Fabiano de Paula Leite Faria, serão vários. “Teremos uma ligação rápida, com semáforos sincronizados, que vai trazer mais fluidez e segurança para os motoristas. Quando estiver em pleno funcionamento os motoristas perceberão as vantagens desse sistema”.

Para efetivar a implementação do binário será preciso ainda alguns ajustes. Um deles é a mudança no sentido de alguns trechos das vias que compõem o binário. A partir da próxima segunda-feira (18), a rua Guarani, no trecho entre as Ruas São João e Almirante Tamandaré passa a ter sentido único de circulação. Da mesma forma acontece na XV de Novembro, nos trechos entre as ruas São João e Almirante Tamandaré e Santos Dumont e Dom Pedro II (em frente ao laboratório da Unipar). Atualmente, esses trechos possuem mão-dupla.