Cotidiano

Toledo investe na agricultura de precisão

Toledo aproxima tecnologia de ponta de 171 agricultores que terão a chance de produzir ainda mais e melhor

Toledo – Os produtores de Sol Nascente, Novo Sobradinho e Cerro da Lola cadastrados no Programa de Agricultura de Precisão participaram no fim de semana da entrega técnica dos resultados das análises de solo. O Programa é inédito no Brasil nesse formato e neste ano contempla 171 produtores, beneficiando 2.253 hectares com um investimento de R$ 88.993 mil.

De acordo com a secretária de Agricultura Geni Serafim, o programa além de auxiliar aos produtores ainda melhora a produção. “A identificação das desuniformidades no terreno facilita o melhor trabalho naquele terreno, resultando no melhor desempenho e mais economia”, destacou.

O programa de Agricultura de Precisão iniciou em 2014 e já atendeu 365 produtores, com um recurso de R$ 254.574 mil abrangeu um total de 5.736 hectares. A prefeitura  contratou por meio de processo licitatório uma empresa para prestar o serviço de análise de solos. A empresa vencedora a Terranálises ficou responsável por fazer o diagnóstico das propriedades.

Os produtores cadastrados no programa municipal de agricultura de precisão recebem o resultado com a identificação das propriedades do solo e ficam responsáveis por fazerem as adequações e correções no terreno.

Confiança dos agricultores

Segundo o produtor rural e agricultor há 30 anos, Luiz Antonio Bombardelli, o programa vai ajudar a economizar e a gerar mais resultados positivos. “É uma oportunidade que nós temos de melhorar a produção e reduzir gastos com suplementos desnecessários”. Luiz ainda afirmou que o suporte da gestão pública foi fundamental. “Se não fosse pelo Programa de Agricultura de Precisão, nós não teríamos condições de pagar por esse serviço que é tão importante”, apontou. A secretária de Agricultura Geni Serafim relata que o sucesso do programa é resultado do bom trabalho e da confiança dos agricultores. “Temos que agradecer aos agricultores por acreditarem no programa e a terranalises pelos bons trabalhos prestados”. O programa tem por objetivo identificar, uniformizar e auxiliar na correção dos solos proporcionando maior qualidade na produção.