Cotidiano

Toledo inaugura parque linear do arroio Marreco

A construção do parque é importante para a região, pois foram planejadas intervenções com o intuito de contribuir com a chegada da água ao Arroio Marreco

Toledo – Um dos mais belos espaços de lazer de Toledo. Dessa forma o prefeito Beto Lunitti descreveu o Parque Linear do Arroio Marreco, local de encontro, convivência e atividades físicas construído no Jardim Gisela e que será inaugurado às 9h30 de hoje. Mesmo antes de ser entregue oficialmente, o lugar já cumpre seu papel junto à comunidade local. Aos domingos, às 10h, os moradores da região já se reúnem no espaço para mateadas.

“Esse é o desejo ao edificar um parque como esse. Além de proteger e permitir a interação do indivíduo com a natureza, o espaço gera a interação entre os moradores do bairro, fortalecendo a vida comunitária”, disse Beto Lunitti. O valor da obra – execução e materiais – foi de aproximadamente R$ 500 mil. O Parque Linear do Arroio Marreco começa ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Dalva Nogueira e termina próximo à sede da Secretaria de Saúde, totalizando 16.413,84 metros quadrados.

A construção do parque é importante para a região, pois foram planejadas intervenções com o intuito de contribuir com a chegada da água ao Arroio Marreco por meio do aumento da área de infiltração. “Temos um calçadão de média permeabilidade (em paver) para o trânsito exclusivo de pedestres e piso com capacidade de absorção em 93% da praça que compõe o Parque e na área da academia”, disse o secretário da Fazenda e Captação de Recursos, Neuroci Frizzo. O local também tem ciclovia e áreas de convivência com bancos e outros mobiliários urbanos.

O espaço é dotado de acessibilidade e respeita as normas de segurança. “O canal onde passa o rio ganhou um guarda-corpo para evitar qualquer acidente e uma ponte para pedestres que passará por cima do canal”, disse o secretário do Meio Ambiente Edemar Rockenbach. Além disso, foi realizada a recomposição da mata ciliar, com o plantio de 200 árvores de espécies nativas ao longo das margens do Arroio. As novas mudas foram inseridas de acordo com as normas do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Espaços de Convivência

Além do Parque Linear do Arroio Marreco, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, trabalha na implantação de outros espaços de promoção de lazer e de preservação. Em novembro de 2015 foi entregue a segunda etapa do Parque Linear da Sanga Panambi e neste ano foi inaugurado o Parque Linear da Sanga Pinheirinho e o Espaço de Convivência do Jardim Parizotto. 

Também já foram iniciadas as obras dos parques das Araucárias, no Jardim Concórdia, e do Parque Linear do Rio Toledo, nas Vilas Paulista e Operária; e são finalizados os trabalhos do Parque Genoveva Pizzatto, no Jardim Panorama. A terceira etapa do Parque Linear da Sanga Panambi, entre as Ruas Carlos Barbosa e Rocha Pombo, já foi licitada e está em fase de elaboração de contrato.

“Todos esses espaços contribuem para preservação, segurança, lazer e socialização, além de propiciar estímulos à prática de atividades. Todos eles possuem ciclovias, pistas de caminhadas e outros atrativos em todo o percurso destes, como academias, bancos e parques infantis”, diz o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.