Cotidiano

Toledo faz contagem de olho em implantação de binário

O projeto tem o objetivo de reduzir o tempo de permanência no trânsito

Toledo – Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio do Deptrans, vai realizar a implantação do binário Leste/Oeste nas ruas XV de Novembro e Guarani, em Toledo. O projeto tem o objetivo de reduzir o tempo de permanência no trânsito. O primeiro passo é a instalação de pontos semaforizados.

Os binários são uma forma de organização no trânsito e podem ser conceituados como um conjunto de duas vias próximas e paralelas, cujos fluxos de trânsito se dão em uma única direção, entretanto, as vias são de sentidos opostos. 

Segundo o diretor de Trânsito, Fabiano Leite Faria, a mudança dará mais fluidez para quem se desloca do Centro para as faculdades e universidades na cidade. 

Será estabelecida ainda a semaforização sincronizada no binário para proporcionar maior comodidade no fluxo de veículos. Uma contagem de veículos está em andamento por acadêmicos de Engenharia Civil da UTFPR, campus Toledo, nos cruzamentos das ruas XV de Novembro e Guarani.

Os alunos estão refazendo alguns estudos para a programação dos semáforos que vão ser instalados – serão 11 semáforos sincronizados. Essas alterações vão diminuir o tempo de permanência do motorista no trânsito e, por consequência, melhorar a qualidade de vida das pessoas.