Cotidiano

Toledo fará intervenção em aterro

A Secretaria de Meio Ambiente já providenciou a retirada da vegetação que cresceu onde não devia

Toledo – O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, João Batista Tita Furlan, recebeu o diretor superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo, Rodrigo Bortoloto Sales, para tratar do aterro sanitário de Toledo. O objetivo é dar cara nova ao espaço e proporcionar as melhorias necessárias para o seu funcionamento.

Tita Furlan demonstrou uma grande preocupação com a situação em que se encontra o aterro hoje, principalmente em relação à capacidade. “O aterro foi projetado para ter seis células [camadas], mas já estamos operando na sétima, acima da capacidade projetada. O sistema de produção de biogás está inoperante, pois o equipamento está estragado. O chorume não há escoamento, necessita uma drenagem urgente da lagoa que se formou ao lado”, relata o secretário.

A Secretaria de Meio Ambiente já providenciou a retirada da vegetação que cresceu onde não devia. “O mato estava mais alto que o gradil”. Foram substituídos alguns postes, consertado o pilar que sustenta o portão, pintura dos postes de concreto e o conserto da erosão causada nos taludes (plano de terreno inclinado que limita o aterro e tem como função garantir a estabilidade do mesmo).

Segundo o secretário essas são apenas algumas das muitas ações necessárias para a adequação do aterro. “Precisamos readequar o local onde é feita a triagem e separação dos materiais para reciclagem. Precisamos fazer banheiros, cozinha e a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades. Além disso, é necessário construir o local para a destinação dos resíduos da construção civil”, acrescenta Tita.