Cotidiano

Toledo distribui 13,6 mil cartilhas contra dengue

Serão entregues pelo Controle e Combate a Endemias 13.680 cartilhas educativas sobre o combate do Aedes aegypti. O material pedagógico começou a ser entregue ontem nas escolas da rede municipal de ensino, contendo atividades que visam a combater o mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. A primeira entrega foi desenvolvida na Escola Ecológica Ari Arcássio Goesller.

Segundo o coordenador de Endemias, Selídio José Schimitt, o trabalho com as crianças é mais eficaz. “A educação acontece nas escolas. É importante trabalhar desde cedo o combate ao mosquito Aedes Aegypti.  Elas são multiplicadoras e fiscais e, por muitas vezes, dão mais importância ao combate do que os adultos”, destacou.

Selídio ainda reforçou sobre os cuidados durante a temporada de frio. “As baixas temperaturas vem chegando, mas os cuidados como a eliminação de água parada tem que continuar. Não podemos nos acomodar e achar que não existe risco, a prevenção contra o Aedes é o ano inteiro”, pontuou.

Ação por trânsito mais seguro

Será lançada às 10h de hoje, na sala de reuniões do gabinete, a Campanha Maio Amarelo que visa a alertar a população para evitar acidentes de trânsito em Toledo. Ao longo do mês serão desenvolvidas várias atividades estimulando a prática de atividades físicas, a utilização de meios alternativos de transporte e os cuidados no trânsito para reduzir os riscos de acidentes.

A programação contará com atividades neste sábado, 6, às 16h, com a primeira etapa do Circuito de Caminhada e Corrida de 3 e 6 quilômetros. A saída será em frente ao futuro Hospital Regional, próximo à PUCPR. No dia 7, às 7h30, será realizado um pedal contra o relógico, envolvendo adeptos do ciclismo. Os participantes deverão concentrar-se na saída para São Luiz do Oeste, em frente a Coatol. Às 9h30, no mesmo dia, será realizado um pedalão com os grupos de pedal, tendo como ponto de partida a Associação Sperafico, com destino a Sol Nascente.

No dia 13, às 9h, será realizada uma blitz de conscientização para a educação no trânsito, em frente à Catedral Cristo Rei. No dia 21, às 9h, será feito um passeio ciclístico tendo como ponto de partida o Parque Ecológico Diva Paim Barth. No dia 26, às 14h30, será realizado o Festival de Corridas no Horto Municipal, e no dia 28, às 15h, uma programação especial no Parque Ecológico Diva Paim Barth, com Brinca Toledo, exposição de fuscas antigos, apresentação do canil da Guarda Municipal e miniatletismo.