Cotidiano

Toledo chega aos seus 64 de emancipação

Com 133,8 mil habitantes, município é líder paranaense em valor de produção

Toledo – Um dos municípios com alguns dos melhores indicadores de desenvolvimento econômico e social do Paraná comemora hoje os seus 64 anos de emancipação política e administrativa. Uma extensa programação comemora a data há dias e envolveu a comunidade em diversas atividades, principalmente no fim de semana. Além do corte do bolo que reuniu milhares de pessoas, a população também participa de mais uma edição da Virada Cultural, agenda com shows e atrações culturais diversas.

Com população de 133,8 mil habitantes, segundo os números mais recentes do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Toledo chega aos seus 64 anos com a energia de jovem no melhor da forma. Mesmo com a crise que alcança os mais diversos setores produtivos e econômicos, o município segue superando marcas importantes no VBP, o Valor Bruto de Produção. Há anos consecutivos, Toledo registra o melhor resultado entre os 399 municípios paranaenses, com mais de R$ 1,5 bilhão/ano.

O prefeito Beto Lunitti (PMDB) informa que Toledo é um bom exemplo do trabalho, da união e da força transformadora de um povo. O município é polo de uma região econômica em expansão e comemora outros feitos importantes. Hoje, a comunidade receberá mais um presente, um novo parque ambiental, e também ganhará um reconhecimento especial da ONU, a Organização das Nações Unidades. Ela fará referência ao Cozinha Social, programa que contribui para mudar para melhor a vida de muitas pessoas.

Prefeitura inaugura parque Genovefa Pizzato

Toledo – Oferecer mais e amplos espaços de lazer, contato com a natureza e promover a educação ambiental. Com esse intuito, a Prefeitura de Toledo inaugura hoje o Parque Urbano Genovefa Pizzato. O investimento é de R$ 1.065.964,44 financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

Localizado no Jardim Panorama, o parque tem a extensão de 1.450 metros lineares é mais uma opção para oferecer qualidade de vida e uma área de lazer para os moradores da região. No local, os usuários terão à disposição diversas estruturas, como pista de caminhada e ciclovia, mobiliários urbanos e espaços de convivência, seis floreiras, uma estação saúde e três unidades de bicicletários.

O prefeito Beto Lunitti disse que o principal objetivo com a nova estrutura é promover a preservação das áreas de matas nativas em bairros, além de despertar a consciência ambiental da comunidade. “Quando se constrói esse tipo de equipamento público, se pensa em pessoas usufruindo, se encontrando e praticando atividades. Isso, muito mais do que o lazer, se consolida em uma política de longo prazo para a melhoria das condições de saúde da população”, apontou.

A fiscal da obra e engenheira civil Luciana Azevedo destacou a relevância da implantação do Parque. “Um cenário muito importante nessa região e vai mudar a vida dessas pessoas. É um momento de muita alegria”, revela ela.

Cozinha Social recebe certificado da ONU

Toledo – A equipe da Cozinha Social vai receber hoje certificado da Organização das Nações Unidas reconhecendo os serviços prestados pela de atendimento aos restaurantes populares, a merenda escolar, os projetos sociais e as entidades do município. O evento será realizado na sede social da Capela São José Operário, na Vila Pioneiro, a partir das 11h, onde após o pronunciamento das autoridades haverá uma almoço para a equipe.

Um dos fatores principais para o município ser contemplado com o certificado, segundo o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, está no desenvolvimento da criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para os 2016 a 2019. O documento contextualiza o que há no município e define ações a serem realizadas para fomentar a política pública de segurança alimentar nutricional. “O principal é incentivar a alimentação saudável, adequada e suficiente para a população como forma de saúde preventiva”, diz o diretor.

Bazei informou que esse reconhecimento valoriza é muito o trabalho da equipe. “Hoje, a Cozinha Social conta com 130 colaboradores, destes uma parte é terceirizada e outra e concursada e esse certificado da ONU engrandece ainda mais nosso trabalho”.

O representante da ONU e responsável pela Coordenação de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura no Brasil, Carlos Biasi, pediu para que a entrega fosse feita em uma data festiva. “Decidimos então fazer nesta quarta-feira, que é aniversario de Toledo e aproveitaremos também para fazer a confraternização de encerramento das atividades deste ano”, afirma.

Conforme o diretor, o reconhecimento do nosso serviço é sentido pela população por meio dos almoços servidos nos Restaurantes Populares, na merenda escolar e nos projetos sociais. “Isso reflete em uma qualidade de vida que é oferecida para os toledanos através da alimentação balanceada que ocasiona também uma saúde pública de qualidade”, aponta Carlos.