Cotidiano

Toledo apura números da dengue

O 1º levantamento em janeiro apontou infestação de 4,6%, e por sua vez, o 2º em abril apontou 0,8%

Toledo – O Departamento de Controle e Combate as Endemias realizou entre 5 e 6 de julho o 3º Levantamento de Índice Rápido Amostral para Aedes aegypti. O resultado geral apontou infestação de 0,3%, porém alguns bairros apresentaram índice acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, de 1%. No total foram visitados 1.823 imóveis.

Conforme o coordenador do setor, Taylon Pereira, com o resultado do LIRAa é avaliada a situação de infestação nos bairros para que possam ser norteadas as ações de combate ao mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika. “Nesse 3º levantamento, obtivemos considerável diminuição da infestação, mas não vamos parar com as ações e esses resultados nortearão o trabalho do segundo semestre”. As regiões que apresentaram maior índice foram Jardim Planalto, com 8,33%, Centro de Eventos com 5,26% e São Francisco, com 2,27%.

O 1º levantamento em janeiro apontou infestação de 4,6%, e por sua vez, o 2º em abril apontou 0,8%. Na avaliação de Taylon, a diminuição dos índices é fruto da intensificação das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde vírus no segundo semestre.

“Também contamos com as ações desenvolvidas por todas as secretarias e a remoção de criadouros por intermédio do Ecoponto Itinerante, que em todos os sábados percorre os bairros do município proporcionando um município mais limpo e livre do Aedes aegypti”, afirmou Taylon Pereira.