Cotidiano

Toffoli diz que Dilma poderá recorrer do impeachment, mas só sobre questões legais

dias-toffoliWASHINGTON ? O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli afirmou nesta quarta-feira, em um evento no ?Brazil Institute? do ?Wilson Center?, em Washington, nos Estados Unidos, que a presidente afastada Dilma Rousseff poderá recorrer à corte caso o Senado confirme o seu impeachment. Ele disse, contudo, que o Supremo só analisará questões sobre ?o devido processo legal?, como procedimentos e regras, e não deverá entrar no mérito do afastamento da presidente.

?A porta está aberta para todos entrarem com recursos no Brasil. Todos que tiverem um pedido a fazer podem ir ao Judiciário ? disse ele.

O ministro do Supremo criticou ainda o sistema político brasileiro. Ele disse que o ideal seria o Brasil adotar um sistema com voto distrital, como é nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia. Ele disse que, enquanto esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegou a propor isso, mas que não tinha ?poder? para fazer estas mudanças.

? A presidente Dilma Rousseff foi reeleita em 2014 e o seu partido, o PT, teve apenas 11% das cadeiras da Câmara dos Deputados ? disse Toffoli, se posicionando contra o ?presidencialismo de coalizão?.