Esportes

Todos os levantadores de peso russos são excluídos da olimpíada

11012166_1090460917687255_3756771423993463497_n.jpg RIO – A Federação Internacional de Halterofilia anunciou nesta sexta-feira a exclusão de todos os oito levantadores de peso da Rússia que estavam inscritos para os Jogos Olímpicos do Rio, em meio ao escândalo de doping que já tirou mais de cem atletas do país do evento.

? A integridade da halterofilia foi fortemente atingida em diferentes níveis pelos russos, por isso foi aplicada a punição apropriada para preservar o esporte ? informou a federação no seu site.

Entre os atletas excluídos está a medalhista de prata em Londres-2012 Tatiana Kashirina, que também é tetra campeã mundial e seis vezes campeão européia.

A decisão foi tomada com base em critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de deixar a cargo das federações internacionais a responsabilidade de autorizar ou não atletas russos a competir no Rio, após a divulgação do relatório McLaren que denunciou práticas de doping de Estado na Rússia.

Além do levantamento de peso, um dos esportes mais tradicionais do país, o atletismo russo, responsável por cerca de um quinto das medalhas russas conquistadas nos Jogos de Londres-2012, também foi excluído dos Jogos. Algumas outras federações já se posicionaram e excluíram alguns atletas. Foram expulsos dos jogos, por exemplo, sete nadadores e 22 remadores.