Esportes

'Todo mundo esperava mais do judô brasileiro', diz Tiago Camilo

201608101255143725.jpgRIO – O judô brasileiro, carro-chefe do Time Brasil para chegar ao top 10 do quadro geral de medalha, passou mais um dia em branco. Tiago Camilo (90kg) e Maria Portela (70kg) foram eliminados em sua segunda luta nesta quarta-feira. Em quatro dias de torneio, o Brasil foi ao pódio uma vez com a ouro de Rafaela Silva (57kg). Restam, agora, apenas mais quatro medalhas em jogo. Judô – Quarta (09.08)

? Todo mundo esperava mais do judô brasileiro. E isso é justo por todo o talento que nós temos. A gente poderia ter escrito uma história diferente nesses dias que se passaram ? lamentou Tiago Camilo, que fez sua despedida dos Jogos.

A meta do judô neste Jogos não está muito definida. À princípio, o objetivo é superar o desempenho de Londres-2012, quando o país conquistou um ouro e três bronzes. No critério do Time Brasil, que prefere quantidade do que qualidade, o ideal seria que fosse conquistada, ao menos, cinco medalhas (mesmo que todas fossem de bronze). Portanto, para isso acontecer, Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen (+78kg) precisam subir ao pódio.

Entretanto, como a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) não especificou se a meta é qualitativa ou quantitativa, um ouro e uma prata, por exemplo, já seriam o suficiente para a modalidade cumprir com seu objetivo. Em meio a isso tudo, a pressão e ansiedade acabam aumentando nos judocas que ainda vão subir no tatame.

? Eles (os judocas) tem que ir, lutar por si, por seus objetivos e buscar o que é deles. Se entrar numa cobrança ainda maior por um resultado externo, complica ainda ? disse o experiente Tiago.