Esportes

Tocha paralímpica passará por cinco cidades do Brasil

A exatamente 100 dias da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a organização da competição anunciou algumas novidades do evento que acontecerá a partir de 7 de setembro no Rio e que envolverá atletas de 176 países.

A tocha paralímpica, bem semelhante à olímpica, chegará a Brasília no dia 1º de setembro, e nos cinco dias seguintes passará por cinco cidades, uma em cada região do Brasil: Brasília (Centro-Oeste), Belém (Norte), Natal (Nordeste), Joinville (Sul) e São Paulo (Sudeste), antes de chegar ao Rio no dia 6, para a cerimônia de abertura no dia seguinte.

A festa no Maracanã que marca a abertura das Paralimpíadas também teve detalhes revelados. Foram confirmados seis artistas ligados ao samba, que se apresentarão no evento: o decano portelense Monarco, a cantora Teresa Cristina, o instrumentista Hamilton de Holanda e os cantores Diogo Nogueira, Xande de Pilares e Pretinho da Serrinha.

A cerimônia de abertura será idealizada pelo artista plásticos Vik Muniz, pelo escritor Marcelo Rubens Paiva e pelo designer Fred Gelli. Durante a cerimônia, uma grande instalação artística de Vik Muniz será construída no gramado do Maracanã.

O comitê organizador Rio-2016 informou ainda que 720 mil ingressos de sessões das paralimpíadas já foram vendidos, e ainda há cerca de 2,5 milhões bilhetes disponíveis. Os mais baratos custam apenas R$ 10 (com meia entrada a R$ 5). Os ingressos podem ser comprados no www.rio2016.com.

Os esportes mais procurados até agora nas Paralimpíadas foram o atletismo, o basquete em cadeira de rodas, o goalball, a natação e o rugby em cadeira de rodas.