Cotidiano

TJRJ promove semana de conciliação entre consumidores e empresas

Conciliação TJRJ.jpgRIO ? O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) realiza, até sexta-feira, um esforço concentrado para firmar acordos entre empresas e consumidores, evitando assim que os conflitos tornem-se novos processos judiciais. O mutirão faz parte da 11ª Semana Nacional de Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ótima oportunidade para consumidores resolverem suas pendências com as empresas. No Rio, a ação vai reunir 15 empresas, entre elas as de telefonia, bancos, lojas de departamento e concessionárias de serviço público. Não é necessário agendar, é só comparecer ao Fórum e se reunir com os representantes das companhias.

As audiências serão realizadas pelo Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais, coordenado pelo juiz Flávio Citro, e qualquer consumidor que tenha algum tipo de conflito com as empresas participantes poderá participar dos acordos, sem necessidade de processo e de advogado. Segundo o magistrado, o esforço concentrado para realizar o maior número de acordos é uma oportunidade na qual as duas partes saem ganhando, além de significar redução de custos para os cofres públicos.

Participarão da Semana Nacional de Conciliação as empresas do Grupo Bradesco (HSBC), Ricardo Eletro, Banco Itaú, Vivo, Oi, Ceg, Nextel, Light, Sky, Via Varejo, Casas Bahia, Ponto Frio, Santander, Tim Brasil, Samsung e B2W ? Companhia Digital (Americanas.com, Submarino.com, Shoptime.com e SouBarato.com). As audiências vão acontecer no Fórum Central, Lâmina 1, Corredor E, salas 101 e 104, de 11h às 17h.