Cotidiano

TJ-SP manda soltar prefeita afastada de Ribeirão Preto

SÃO PAULO ? O Tribunal de Justiça de São Paulo expediu na tarde desta quarta-feira o alvará de soltura da prefeita afastada de Ribeirão Preto (interior de SP), Dárcy da Silva Vera (PSD), que estava presa na Penitenciária Feminina de Tremembé (SP). Ela havia sido presa no último dia 2 em uma operação da Polícia Federal, acusada de participar de um esquema que desviou R$ 45 milhões dos cofres públicos do município.

A decisão de soltar a prefeita ocorreu em pedido feito pela advogada de devesa de Dárcy Vera, Cláudia Seixas, ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Dárcy já deixou a penitenciária, mas continuará afastada do cargo por determinação da Justiça.

No lugar dela, assumiu hoje como prefeita em exercício de Ribeirão Preto a vereadora Gláucia Berenice (PSDB). Ela estava na linha sucessória porque respondia interinamente pela presidência da Câmara, após o afastamento do vereador Walter Gomes (PTB), que também é acusado de corrupção.

Afastado do cargo desde setembro, Gomes acabou preso nesta quarta-feira na terceira fase da Operação Sevandija, da Polícia Federal, em que Dárcy e outros vereadores são investigados por crimes envolvendo desvio de recursos públicos.

Segundo o Ministério Público, Gomes foi preso porque escutas telefônicas flagraram ele negociando a venda de bens móveis e imóveis que não estavam declarados em seu nome, o que levanta suspeita de lavagem de dinheiro. Ele já era investigado por corrupção passiva e participação em organização criminosa pela Polícia Federal e Ministério Público.