Esportes

Tite tenta manter os 100% à frente da seleção contra a Bolívia

NATAL – Será ao estilo de Tite que o Brasil poderá assumir a liderança das eliminatórias sul-americanas da Copa de 2018, nesta quinta-feira, algo impensável há três rodadas, quando Dunga deixou a seleção na sexta posição. A estratégia do novo treinador é clara: a busca por padrão de jogo mesmo com quatro mudanças; valorização de seus homens de confiança, como Renato Augusto, capitão hoje; e incentivo de disputa interna por posição. Seleção brasileira e Tite em 5 de outubro

Philippe Coutinho foi o primeiro jogador a tirar a vaga de um companheiro. Tudo isso e a fragilidade da Bolívia, dona da terceira pior campanha, deixam um clima de otimismo para a partida desta quinta-feira, às 21h45m, na Arena das Dunas.

? A expectativa é manter e consolidar o padrão de jogo ? afirmou Tite. ? Se repetirmos o desempenho do jogo contra a Colômbia, não vou dormir de felicidade antes das quatro da manhã.

COUTINHO E WILLIAN ELOGIADOS

As mudanças são Filipe Luís e Fernandinho nos lugares dos lesionados Marcelo e Casemiro e Giuliano no do suspenso Paulinho, além da entrada de Coutinho para a saída de Willian. Ontem, Tite explicou o momento em que, na véspera, fez questão de elogiar, aos berros, a dupla que disputa uma vaga no time.

? A situação brotou quando eu estava falando com a comissão técnica, e o Cléber (Xavier) disse que o Willian treinou muito. Os dois estavam abraçados. Se a gente estava falando, tem que dividir. Eles têm que saber ? disse o treinador, que elogiou a personalidade de Willian e a criatividade de Coutinho. ? Ele faz essa composição para formar o quarto homem de meio-campo com maestria. Tem senso de criatividade, não é à toa que é chamado de mago. O Willian é mais agudo, incisivo.

TABELA: Confira os jogos e classificação das eliminatórias

Quem também recebeu elogios foi Renato Augusto, o terceiro jogador a ganhar a braçadeira com Tite ? antes, Miranda e Daniel Alves receberam a responsabilidade. O técnico disse que o meia tem ?inteligência tática fora dos padrões normais?. Apesar de se dizer envergonhado em elogiar o comandante que estava ao seu lado na sala de entrevistas, Renato Augusto falou sobre a importância do treinador. Imagens do treino da seleção nesta quarta

? Com ele, encontrei minha melhor forma tática, técnica e física. Foi um cara que me deu abertura para falar de tática, talvez eu tenha evoluído muito por isso. Sou eternamente grato por estar onde estou, mas espero agradecer em campo, trazendo vitorias e títulos ? disse o jogador, que explicou o motivo de ter gargalhado enquanto todos ficaram espantados com os gritos de Tite nos elogios a Coutinho e Willian. ? No Corinthians, eu passei por essa situação com o Douglas. Joguei, fiz um gol e, como sempre me dei bem com ele, fui comemorar com o Douglas. Ele (Tite) ficou umas três semanas passando o abraço em vídeos.

Para assumir a liderança, não basta vencer. Às 20h (de Brasília), o Uruguai recebe a lanterna Venezuela, em Montevidéu. Em caso de empate, o Brasil precisa vencer por quatro gols. Se o time uruguaio perder, basta uma vitória simples em Natal.

VOO BOLIVIANO ATRASA

Ontem, o voo que trouxe a seleção boliviana sofreu atraso de uma hora e meia, porque a companhia aérea não tinha autorização para fazer escala em Brasília, onde o avião passou por uma inspeção da Polícia Federal antes de seguir para Natal. Seleção em Natal