Esportes

Tite sobre a 1ª fase: “seleção cumpriu com as expectativas”

O técnico Tite ficou satisfeito com o desempenho da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo Rússia 2018. Pelo menos, os jogadores corresponderam com sua expectativa.

A afirmação foi feita na entrevista coletiva pós-vitória sobre a Sérvia, ontem. “Não tem como tirar 100% de um time porque é desumano. Também não se pode quantificar [em porcentagem o desempenho]. O que eu procuro é desafiar os atletas a crescerem. Se atingiram determinado ponto, é desafiar para atingirem um nível maior. Não sei aonde essa equipe pode chegar. É um torneio curto, de características específicas”, disse o treinador.

Tite também falou sobre as características de um jogo eliminatório, que será a tônica da Copa a partir de agora: “Durante a minha carreira, fui tachado de tudo. No Rio Grande do Sul, de ‘faceirinho’. Depois, em outro momento, de retranqueiro. Mas tenho ideia bem clara de equilíbrio. Não posso ser eu o protagonista, não posso ter essa vaidade. Temos que ter sabedoria para ajustar peças. Diziam que eu era bom de mata-mata, mas não pontos corridos. Mata-mata tem caráter emocional muito forte. Se puder resumir, a margem de erro diminui muito. O nível de concentração é altíssimo, não pode diminuir”.

Na rota dos campeões

Ter garantido a liderança do Grupo E coloca o Brasil na rota dos campeões mundiais no chaveamento da Copa no caminho ao hexa. Caso chegue nas semifinais, a equipe comandada por Tite pode ter como adversário França, Argentina ou Uruguai.

Além disso, a seleção brasileira ainda pode ter outra campeã mundial pelo caminho: a Inglaterra. Se os ingleses garantirem a liderança do Grupo G no confronto direto contra a Bélgica, nesta quinta-feira, eles passam a ser possíveis adversários do Brasil nas quartas de final – à exemplo do que aconteceu na Copa do Mundo de 2002.

Vale destacar que a chave do Brasil também tem presença confirmada de Portugal de Cristiano Ronaldo, que teve bom desempenho na competição até aqui.

Se de um lado, a chave está recheada de times de tradição em Copas do Mundo, a única campeã mundial confirmada no outro lado das oitavas de final é a Espanha.