Esportes

Tite evita projetar jogo contra a Argentina e elogia brilho coletivo da seleção

Poucas vezes a mudança de um treinador surtiu um efeito tão imediato quanto a chegada de Tite ao comando da seleção. Do sexto lugar em março, quando o Brasil havia empatado com o Paraguai, ao topo da tabela das eliminatórias sul-americanas, o time foi da depressão pelos maus resultados à euforia de quem assumia a liderança com a vitória sobre a Venezuela por 2 a 0, em Mérida.

Com quatro vitórias seguidas, o Brasil de Tite vai para o confronto contra a Argentina, no dia 10 de novembro, no Mineirão, em situação muito melhor do que a eterna rival, quinta colocada após a derrota para o Paraguai por 1 a 0 em Córdoba. Agora são os argentinos que vivem situação difícil após duas rodadas em que não contaram com Lionel Messi, lesionado, e conquistaram apenas um ponto no empate contra o Peru por 2 a 2.

O treinador da seleção, no entanto, evitou projetar o confronto em Belo Horizonte. Primeiro quer descansar e desfrutar da comida materna.

– Não posso projetar nada. Eu estava pensando apenas na Venezuela, na necessidade desse resultado, na busca pelo desempenho em condições adversas. Eu sei quanto tempo vocês (jornalistas) levaram para chegar até aqui. Nós também passamos por essa adversidade grande. Sem falar no estado do gramado, do enfrentamento, do nível de competitividade alta, da busca pela classificação que ainda estamos em um processo… Não é porque estamos na liderança que a vaga está garantida. Dá confiança? Dá. Foi consistente de novo? Foi. Mas foi apenas mais um passo – disse Tite, tratando de relativizar os elogios, apesar das boas atuações do time sob o seu comando.

– Só quero ir pra casa ver minha mãe… Depois da outra rodada não consegui ir visitá-la. Até falei para ela o que quero comer. E não estou pagando de humilde. Quero comer arroz, feijão, carne moída e repolho (risos) – disse o treinador sobre Dona Ivone.

Com 21 pontos, a seleção assumiu a liderança das eliminatórias graças ao empate do Uruguai contra a Colômbia por 2 a 2, em Barranquilla. A Celeste de Óscar Tabárez agora tem 20 pontos. Equador e Colômbia, com 17 pontos cada, vêm na sequência e hoje também estariam classificados para o Mundial da Rússia, em 2018. Em quinto com 16 pontos, a Argentina hoje teria que disputar uma repescagem mundial para estar na Rússia. Paraguai, com 15 pontos, e Chile, atual bicampeão da Copa América, com 14, vêm na sequência e também estão na briga pelas cinco vagas.

BRILHO COLETIVO

Tite elogiou o brilho coletivo da seleção brasileira e evitou dar a si mesmo o protagonismo no reerguimento da seleção brasileira.

– Eu não ganhei, eu não refiz nada. Quem fez foi todo o grupo. Eu já passei da idade de receber elogios e individualizar situações que são coletivas. Falo sempre para os jogadores trabalharem bem na seleção e voltarem bem para seus clubes. É dessa forma que vamos conseguir um futebol consistente.

O técnico também comentou como foi jogar pela primeira vez sem Neymar, que estava suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo na goleada sobre a Bolívia.

– O Willian, fez um grande jogo e marcou (um gol). A representação desses dois atletas e passar o quanto é importante o conjunto… Vou te dar mais um dado. Na hora do apagão, o Thiago Silva encostou no Miranda e disse: ”O Rondón está procurando essa primeira bola de contado contigo, está ganhando e o Martínez está infiltrando nas costas. Se for uma bola muito na frente, deixa ele disputar sozinho e mantém a linha de quatro montada para ter a cobertura”. Foi justamente a observação que fiz depois e ele abriu um sorriso. O Thiago, que disputa posição, estão participando em termos coletivo daquilo que a gente quer. Esse senso coletivo é fundamental.