Esportes

Tite elogia seleção doméstica em amistoso e abre portas

A cada pergunta sobre o desempenho individual dos jogadores convocados para o jogo contra a Colômbia, todos pertencentes a clubes brasileiros, Tite fazia uma série de ponderações. Citava o estágio físico dos atletas pelo início de temporada, lembrava que o time teve pouco tempo de treino e, por vezes, evitava criar expectativas exageradas. Mas logo tratava de deixar as portas abertas da seleção.

Brasil x Colômbia – 26.01

? Ficaram dúvidas, e dúvidas boas ? afirmou o técnico, mesmo comandando uma seleção brasileira que, nas eliminatórias, em que conta com os jogadores que atuam na Europa, vem jogando bem e deixando poucas vagas aparentemente abertas.

O treinador da seleção, que chegou à sétima vitória em sete partidas no comando, destacou o lado humano como preponderante sobre o aspecto esportivo do jogo. Mas logo elogiou boa parte dos convocados.

? Resultado é o que menos interessa e, como ser humano, não gostaria que tivesse um vencedor hoje. Fica o lado humano do jogo. Mas a gente tenta fazer nosso trabalho da melhor forma. E não posso tirar dos atletas a ambição de mostrar serviço e dizer: “estou aqui e sirvo pra seleção” – afirmou Tite.

Ele citou uma série de jogadores, até alguns que nem entraram em campo. Por exemplo, disse que o volante cruzeirense Henrique, apenas pelo treino, mostrou que se encaixaria facilmente no esquema tático usado pela seleção, pelo domínio da função de primeiro volante. Em seguida, elogiou a forma técnica e física de jogadores como Walace e Rodrigo Caio, a qualidade do rubro-negro Diego, falou bem de Diego Souza, Jorge, Robinho, Fábio Santos… E foi muito elogioso com Gustavo Scarpa, do Fluminense.

? É um jogador que atua pelo lado do campo, sabendo flutuar para dentro e gerar superioridade numérica pelo meio. Não é fácil, é preciso saber o momento certo. Ele tem o feeling e vai melhorar muito ainda.