Esportes

Tite credita empate à ansiedade

Depois de Portugal, Espanha, Argentina e Alemanha, o Brasil foi outra das seleções favoritas a começar sem vencer na Copa do Mundo Rússia 2018. Em jogo marcado por dois pedidos pelo árbitro de vídeo, a equipe de Tite saiu na frente com golaço de Philippe Coutinho, mas recuou demais e sofreu o empate com cabeçada de Zuber na Arena Rostov, diante de pouco mais de 43 mil pessoas. O 1 a 1 foi a primeira estreia sem vitória da equipe verde-amarela desde 1978.

Ontem, a reclamação por pênaltis não marcados, só não foi maior do que a da falta em Miranda não assinalada no lance que culminou com o gol suíço. O lamento foi unânime entre os jogadores brasileiros, mas o técnico Tite creditou o empate a outros fatores.

“Talvez a falta de precisão de finalização tenha sido pela marcação, mas algumas situações foram limpas e faltou precisão. Um pouco de ansiedade, primeiro jogo, vontade de vencer. No técnico também bateu isso. E essa pressão associada às duas coisas”, disse o treinador brasileiro, que não colocará nas estatísticas o gol sofrido ontem.

“Aceito falar de todos os outros gols de cabeça que levamos, não esse. Foi notório o empurrão. Não foi posicionamento, foi falta. Tomamos seis gols em 22 jogos. A bola parada na Copa beirou nesses primeiros jogos 45% dos gols. Mas desse gol não aceito a observação”, disse Tite.

Brasil tem sua 2ª pior sequência em Copas

Com cinco títulos e 11 classificações entre os quatro primeiros, a seleção brasileira acostumou sua torcida a ganhar. Mas, ao empatar por 1 a 1 com a Suíça, ontem, o Brasil deu continuidade a uma sequência que entra para a história do ponto de vista negativo: essa é a segunda pior série de jogos sem vitória em Copa do Mundo.

Depois de levar 7 a 1 da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Mineirão, a seleção brasileira foi presa fácil para a Holanda na disputa do terceiro lugar, perdendo de 3 a 0. Ontem, o jejum continuou com o polêmico empate por 1 a 1 com a Suíça.

A outra vez que a seleção havia ficado três ou mais partidas sem ganhar havia sido entre 1974 e 1978. Na reta final do Mundial na Alemanha, o Brasil perdeu da Holanda e, depois, na disputa pelo bronze, para a Polônia. Depois, começou a Copa na Argentina empatando com Suécia e Espanha.

O time do técnico Tite terá a chance de se recuperar na sexta-feira (22), quando vai a São Petersburgo para enfrentar a Costa Rica, que vem de derrota para a Sérvia. Depois, no dia 27 (quarta-feira), enfrentará a Sérvia em Moscou.

Audiência

Dados prévios do Ibope indicam que a partida entre Brasil e Suíça rendeu 50 pontos à Globo em São Paulo, entre 15h e 16h54 de ontem. Isso significa que oito em cada vez aparelhos ligados (79%, exatamente) estavam conectados ao jogo na maior cidade do País. No Rio de Janeiro, a emissora também marcou 50 pontos (com 79%). Estes números podem sofrer alteração nesta segunda-feira quando o Ibope divulgar os dados consolidados. Na comparação com os últimos quatro domingos, com programação normal, a audiência com Brasil e Suíça em São Paulo representou um aumento de 178% em São Paulo e 163% no Rio.

Rua pintada e telões

A Copa do Mundo Rússia 2018 começou ontem para o Brasil e também para muitos brasileiros que haviam passado indiferentes pelos dez jogos da competição nos três primeiros dias de disputas. É fato que o empate da seleção de Tite com a Suíça pode não ter reaflorado o sentimento do torcedor ainda marcado pelo 7 a 1 e que o jogo num domingo pode ter sido só mais num dia tradicional de muitos jogos. Isso só a sequência da competição irá mostrar, mas é fato também que muitos cascavelenses aproveitaram o domingo para entrar no espírito do Mundial de seleções.

Durante o jogo do Brasil, as principais ruas da cidade tinham menos movimento do que tradicionalmente têm às tardes do último dia do fim de semana. E em vários estabelecimentos comerciais e residenciais amigos e desconhecidos se juntaram para torcer, devidamente caracterizado com as cores verde e amarelo.

Na Rua Riachuelo, entre a Antonina e a Londrina, os moradores foram além das vestimentas e caracterizaram o asfalto, e penduraram bandeirinhas do Brasil de uma calçada a outra, já no clima de São João.

Calçadão da Brasil

Já no Calçadão, que há algum tempo é fechado aos domingos e já virou ponto de encontro e de lazer para famílias cascavelenses, a novidade foi um telão, em frente à Catedral. A ideia foi bem aceita e muitas pessoas acompanharam de lá o jogo do Brasil. Muitos levaram cadeiras e pipoca, numa atividade a mais para toda a família, que já contava com brinquedos infláveis e atividades diversas nos cerca de 500m de avenida fechada.

Estádio aberto

Outra opção que a cada domingo se consolida como lugar aberto à prática de atividades para o cascavelense, o Estádio Olímpico também teve um telão instalado para a transmissão do jogo do Brasil. Em menor número do que na Avenida Brasil, o público que compareceu ao local se ajeitou também nas calçadas, do lado de fora do estacionamento – onde o telão foi montado -, devido à altura, pois a calçada tem cerca de 10m de elevação em relação ao estacionamento do estádio. Ainda assim, quem se programou para ir lá se organizou bem, com cadeiras, pipocas e chimarrão, dentre outros.

PROGRAME-SE

Vale lembrar que o próximo jogo do Brasil na Copa será na sexta-feira, às 9h (de Brasília), contra a Costa Rica.